Mestrado Profissional em Odontologia


  • Selecione outro idioma

  • Áreas de Concentração:

    Ortodontia e Biologia Oral e Radiologia e Imaginologia Odontológica

  • Público alvo:

    Profissionais graduados na área de Odontologia.

Nível: Mestrado e Doutorado

Sobre o nosso curso


O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia, nível Mestrado Profissional, da Universidade Cidade de S. Paulo visa, essencialmente, preparar profissionais com ampla experiência clínica, profundo conhecimento biológico e capacidade didático-científica. Para atingir este objetivo, é necessária uma conscientização a respeito da importância da aquisição de conhecimentos fundamentais voltados para o diagnóstico e planejamento clínico, procurando entender a oclusão dental em seus diferentes aspectos evolutivos.

O conhecimento, a tecnologia e as exigências profissionais aumentam cada vez mais rapidamente, tornando imprescindível que os ortodontistas, os docentes e os pesquisadores, desenvolvam habilidades para a busca e seleção de informações relevantes, assim como sua interpretação e aplicações clínicas. Em face desta realidade, o Programa também possui como finalidade a capacitação de nossos discentes para a análise e a produção de novos conhecimentos, propiciando sua interação com uma Ortodontia em processo contínuo de transformação.

Juntamente com o desenvolvimento clínico e científico, objetiva-se a formação docente de nossos alunos, preparando-os para a gratificante missão de transmitir os conhecimentos às novas gerações de ortodontistas. Acreditamos que esta tríade de conhecimentos clínicos, científicos e didáticos contribuirá para a formação de profissionais altamente competentes e aptos para atender às demandas de nossa atividade profissional

O Programa tem duração máxima de 24 meses, durante os quais deverão ser integralizados 160 créditos, sendo 108 créditos em disciplinas, sendo todos alocados em disciplinas obrigatórias; e 52 créditos para desenvolvimento e elaboração da dissertação, culminando na defesa pública da respectiva Dissertação.

As disciplinas do Programa são subdivididas em duas áreas: a eixo comum (60 créditos), obrigatórias para as duas áreas de concentração; e as especificas para cada Área de Concentração: Radiologia e Imaginologia (48 créditos) e Ortodontia e Biologia Oral (48 créditos). Reconhecido pela Portaria nº 2.530 do MEC, em 04/09/2002, publicada no DOU 06/09/2002. Reconhecimento mantido pela Portaria MEC nº 1.077, em 31/08/2012, publicada no DOU 03/09/2012.

Ler Mais

Mais informações

Secretaria de Pós-Graduação da Liberdade

  • Áreas de Concentração:

    Ortodontia e Biologia Oral e Radiologia e Imaginologia Odontológica

  • Público alvo:

    Profissionais graduados na área de Odontologia

  • Coordenação

    Prof. Dr. Claudio Fróes de Freitas

Coordenação do Curso

História do Curso


Em 18 de dezembro de 1998 iniciava-se o Programa de Mestrado Profissional em Ortodontia da UNICID, aprovado conforme Resolução CONSUN nº 28/98. Durante 17 anos, cirurgiões-dentistas focados na área de Ortodontia aperfeiçoaram seus conhecimentos clínicos, desenvolveram pesquisas científicas, registraram patentes e adquiriram uma formação de alto nível, que permitiu que coordenassem cursos e ministrassem aulas nos mais diferentes locais do Brasil e até do exterior, ou que dessem sequência às suas carreiras acadêmicas, ingressando em cursos de Doutorado nas melhores universidades do País.

 

No final do ano de 2015, o Mestrado Profissional em Ortodontia da UNICID foi reformulado e ampliado, recebendo investimentos em infraestrutura, contratando novos docentes e transformando-se no Mestrado Profissional em Odontologia, apresentando como áreas de concentração a própria Ortodontia, agora acrescida da Biologia Oral, e a Radiologia e Imaginologia Odontológica.

 

Considerando as necessidades atuais do mercado de trabalho e também a tendência das pesquisas contemporâneas, que integram diferentes disciplinas e conhecimentos, a sub-área de Biologia Oral agregada à Ortodontia, possibilita estudar os mecanismos envolvidos nos processos fisiológicos, bioquímicos e moleculares da cavidade oral, associados ao diagnóstico, tratamento e métodos preventivos em Ortodontia.

 

A criação da área de concentração Radiologia e Imaginologia Odontológica veio suprir a necessidade regional, nacional e internacional de desta formação específica, sendo a primeira área de concentração de radiologia nos mestrados profissionais. O objetivo desta área é realizar pesquisas sobre o diagnostico por imagem no tocante ao complexo dentomaxilofacial, utilizando-se os diversos recursos disponíveis, com ênfase na indicação, contra-indicação e interpretação dos achados nas diferentes patologias, além de estudar as metodologias de aplicação e desenvolvimento de softwares para pesquisa em Processamento de Imagens e Interação Computacional voltada para aplicações de filtragem, realce, segmentação e análise de imagens.

 

Pensando na melhor formação dos nossos mestres profissionais, com a mudança do programa ocorreu também uma modificação geral nas disciplinas ofertadas, sendo criado um eixo comum de disciplinas que visam à formação mais completa e generalista do egresso como, por exemplo, as disciplinas de Elaboração de projeto de pesquisa, de Bioestatística e de Prática Docente. Como forma dos nossos futuros mestres enfrentarem o desafio de produção de conhecimento, o programa tem focado em trabalhos como a criação de patentes, protótipos, avaliação de materiais, controle de contaminação, controle de qualidade, softwares de imagens, desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico, dentre outras linhas de pesquisa.

 

História do Curso
Etiologia, Diagnóstico e Terapia Ortodôntica Biomecânica e Materiais Odontológicos Biologia e Bioquímica Oral aplicadas à Ortodontia Diagnóstico por imagem em Odontologia Processamento e Análise de Imagem do Complexo Dentomaxilofacial
Estrutura curricular Disciplinas Projetos em andamento

Calendário Institucional


Veja o calendário completo

Regulamento

Confira o Regulamento Geral dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu


Clique aqui