Novidade para os alunos de Medicina da UNICID: Programa de Mentoring

dezembro 2018

Com apoio e participação do Presidente do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, Prof. Hermes Figueiredo, os professores do curso de Medicina da UNICID participaram de oficinas de capacitação e desenvolvimento do Mentoring UNICID, programa que passará a ser disponibilizado à comunidade acadêmica de Medicina a partir de 2019 como diferencial para a sua formação.

Como bem se sabe, nos primeiros anos acadêmicos, quem cursa Medicina acaba passando por momentos de tensão. Desta forma, é importante que durante esse período o aluno tenha a oportunidade de refletir sobre seu percurso acadêmico, de forma que isso o ajude a encontrar ferramentas de enfrentamento e adaptação às novas tarefas que aparecerão pelo caminho, assim como aos períodos de transições .

O Programa de Mentoring foi criado especialmente para esses casos, contribuindo no desenvolvimento pessoal e profissional dos futuros médicos por meio do auxílio na figura de um mentor.

De acordo com a Profa. Patrícia Bellodi, graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo, coordenadora do Programa de Tutoria/Mentoring da FMUSP e coordenadora na área de Suporte Emocional e Desenvolvimento Profissional do Estudante Universitário, ter uma figura de referência colabora na transmissão da cultura e valores da instituição. Além de que, ao oferecerem atenção e cuidado, os mentores promovem uma importante sensação de pertencimento e satisfação, colaborando na adesão ao projeto educacional da instituição e na qualidade do desenvolvimento dos jovens em direção ao seu futuro profissional.

A Profa. Patrícia Bellodi será quem inicialmente conduzirá o programa, que prevê uma reunião por mês entre o grupo de estudantes participantes e seus mentores.

O Programa de Mentoring vem para firmar a preocupação e o cuidado da UNICID com a saúde mental de seus acadêmicos de Medicina, mostrando como a instituição está num processo contínuo de qualificação do processo educacional.