Conheça quem recebeu o (merecido) Prêmio CAPES de Tese 2018.

outubro 2018

O nosso Programa de Pós-graduação em Fisioterapia é repleto de professores e alunos brilhantes!

Recentemente contamos aqui a trajetória da Alessandra Narciso na UNICID.

E, mais uma vez, a notícia é sobre a nova conquista dela: a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)  concedeu o Prêmio CAPES de Tese 2018 da área de Educação Física pela tese “MÉTODO MCKENZIE PARA PACIENTES COM DOR LOMBAR”, defendida no ano de 2017, sob a orientação do Prof. Dr. Leonardo Oliveira Pena Costa e coorientação da Profa. Dra. Lucíola da Cunha Menezes Costa, ambos do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UNICID.

A tese (constituída por 8 capítulos, 3 anexos e 3 apêndices) aborda tópicos relacionados a dor lombar, especificamente sobre a confiabilidade e efeitos do método McKenzie no tratamento dessa condição.

Em conversa com a Alessandra, ela disse que não esperava por esse acontecimento, pela complexidade da competição que envolve inúmeras teses de diversas áreas da saúde e partes do Brasil, e que foi uma honra ter tido esse reconhecimento a nível nacional e saber que nosso trabalho foi considerado relevante, original e agregador para a ciência e educação do nosso país. Difícil expressar em palavras tudo de bom que tem transbordado do meu coração nesses últimos dias. Sinto uma mistura de sentimentos, sendo a alegria, empolgação, saudosismo e gratidão os protagonistas desse momento! Passa um filme na cabeça, muito emocionante”.

A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília, no dia 13/12/18, às 17h, na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados – ASCADE. Parte da premiação é uma bolsa de pós-doutorado. Ela afirma: “desejo honrar essa bolsa na UNICID sob a parceria/orientação do prof. Leonardo Costa, que me introduziu na área da pesquisa”.

Quem também está super feliz com a notícia é o Prof. Leonardo. E não podia ser diferente. “Eu não tenho palavras para descrever a Alessandra. Ela foi minha aluna de TCC, mestrado e doutorado. Ela foi professora da UNICID por um tempo e está nos EUA (na Duke University) fazendo um estágio pós-doutoral. Apesar de não esperar ganhar um prêmio tão concorrido como esse, tenho certeza absoluta que ele caiu nas mãos certas, porque a Alessandra é simplesmente especial. Uma vitória para o esforço dela e de todos do nosso PPG”.

A tese dela também concorrerá ao Grande Prêmio CAPES de Tese.

“Gostaria de finalizar expressando minha gratidão primeiramente a Deus por ter me guiado até aqui, aos meus orientadores pelo respeito, competência e aprendizado na caminhada, a todos que participaram direta e indiretamente da tese e sem dúvida ao apoio da minha família e amigos”.

Alessandra Narciso

Foto do dia 17/10/18, em que Alessandra conheceu o nosso Diretor-Presidente, Prof. Hermes Figueiredo, após ela palestrar no I Encontro de Pesquisa do Programa de Mestrado e Doutorado de Fisioterapia, na UNICID.

Da esquerda para a Direita: Prof. Dr. Leonardo Pena Costa, coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Fisioterapia da UNICID; Alessandra Narciso; Profa Dra. Tania Cristina Pithon Curi, Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UNICID e o Diretor-Presidente da Cruzeiro do Sul Educacional, Prof. Hermes Figueiredo.