Você está em:

Notícia

Programa Encontro menciona estudo realizado por integrante da PPG em Fisioterapia


20
dezembro 2018

Reconhecimento: os resultados do ensaio clínico do Prof. Rodrigo Rizzo, integrante do Programa de Pós-graduação em Fisioterapia, foram mencionados no Programa Encontro, da Rede Globo, pelo Dr. Fernando Gomes.

Os estudos do Prof. Rodrigo Rizzo, orientados pelo Prof. Dr. Leonardo Costa, se referem ao uso da hipnose para tratamento da dor lombar. Ele explica que a motivação de sua pesquisa foi a presença de muitas evidências cientificas mostrando que as atividades cerebrais de uma pessoa sem dor são diferentes das que possuem dor lombar. A partir disso, e sabendo que a educação em dor e a hipnose vêm apresentando efeitos clínicos benéficos na redução da dor, ele propôs-se a estudar se a combinação entre educação em dor e hipnose melhorariam esses resultados.

“Nosso resultado surpreendeu não só o nosso grupo de pesquisa, como outros pesquisadores. Fizemos a pesquisa utilizando alto nível de qualidade metodológica, conseguindo resultados expressivos e convincentes da contribuição da hipnose clínica no alívio da dor e na redução da incapacidade e dos pensamentos negativos. Esses dados nos fazem pensar em novas maneiras (opções) de tratar a dor lombar crônica, reduzindo o uso de medicamentos e combinando intervenções conhecidas — como exercícios — com educação em dor e hipnose”, conta Rodrigo Rizzo.