Realizado o ENIC da UNICID e Universidade Cruzeiro do Sul.

julho 2019

No dia 28 de junho aconteceu mais uma edição do XXIII Encontro de Iniciação Científica da Universidade Cruzeiro do Sul e XV Encontro de Iniciação Científica da Universidade Cidade de São Paulo (ENIC), na Universidade Cruzeiro do Sul, campus Anália Franco em São Paulo.  No evento, foram apresentados trezentos e cinquenta projetos de alunos da iniciação cientifica das Universidades Cidade de São Paulo e Cruzeiro do Sul, para uma comissão avaliadora formada por mestres e doutores; os três primeiros colocados de cada área do conhecimento – biológicas, humanas e exatas – ganham uma certificação de mérito.

Além da apresentação dos trabalhos, o encontro contou com uma palestra sobre a importância da iniciação cientifica, e relatos de experiência das professoras Dra. Leonor Lopes Favero, Dra. Zulema Abraham, e professor Dr. Roberto Barbosa Bazotte, mediados pela pró-reitora de pós-graduação e pesquisa Profa. Dra. Tania Cristina Pithon-Curi.

O encontro não é apenas um evento no qual alunos são submetidos a avaliações, mas sim, um uma reunião onde todos podem trocar informações, aprender sobre novos temas e entender a real importância da pesquisa cientifica, dentro e fora do ambiente acadêmico.

Em uma de suas falas o professor Dr. Roberto Bazotte destaca que a iniciação cientifica eleva o nível dos alunos de graduação, além de ajudá-los à compreender a linguagem acadêmica e o mundo da pesquisa cientifica; e basta conversar cinco minutos com algum aluno da IC, que logo a afirmação do professor Bazotte se confirma, Carolina Mangieri aluna do curso de jornalismo relata sobre o quanto ela se tornou mais crítica, e desenvolveu um olhar mais clínico sobre os mais variados assuntos, além de ressaltar importância do orientador em todo o processo “Minha orientadora foi meu Norte, ela praticamente me ajudou com tudo”, explica o professor.

Carolina é uma de muitas alunas que tiveram suas vidas transformadas graças ao programa de iniciação cientifica; o ENIC trouxe histórias de alunos que começaram pela IC e que atualmente estão estudando em outros países, alunos que mudaram completamente suas vidas e as de quem estavam ao seu redor, alunos comuns que foram atrás dos seus sonhos, e isto remete ao momento da palestra em qual a renomada professora de linguística brasileira, Dra. Leonor Lopes Favero, cita um verso do autor moçambicano Mia Couto, “O que faz andar a estrada? É o sonho. Enquanto a gente sonhar a estrada permanecerá viva. É para isso que servem os caminhos, para nos fazerem parentes do futuro”, ressalta a professora.

A pesquisa cientifica abre caminhos para o futuro, nela que se fomenta a esperança – seja na cura de doenças, no estudo civilizatório ou até na análise de políticas públicas. Ela, critica positivamente, o modo como se enxerga a realidade, e nessa critica ela transforma e imagina futuros possíveis. O ENIC deixa evidente a importância desse diálogo, desta reflexão e do encontro de ideias.

O ENIC deste ano contou com a participação do presidente da Cruzeiro do Sul Educacional, Prof. Dr. Hermes Ferreira Figueiredo, do Diretor Acadêmico, Prof. Dr. Renato Padovese, da Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Tania Cristina Pithon-Curi, da Pró-reitora de Graduação e Extensão, Profa. Dra. Amelia Maria Jarmendia Soares, do Pró-reitor de Educação a Distância, Prof. Dr. Carlos Fernando Araujo Junior, além dos membros do Comitê Externo de Avaliação dos projetos de iniciação científica, professores doutores: Benedito Corrêa, Mario Hiroyuki Hirata, Roberto Barbosa Bazotte, Rubens Cesar Lopes Figueira, Cristina das Neves Borges-Silva, Leonor Lopes Favero, Letícia Cristina Cidreira Boaro e Zulema Abraham.

Veja algumas fotos do evento: