Saiba como foi o VIII CIPA na UNICID

dezembro 2018

Aconteceu na UNICID dos dias 17 a 20 de setembro o VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica – CIPA, com o patrocínio da Universidade e da BIOgraph, associação brasileira de pesquisa (Auto) Biográfica, sendo a temática: Pesquisa (auto) biográfica, mobilidades e incertezas e novos arranjos sociais e refigurações identitárias.

Para quem não conhece, o CIPA é um fórum bianual e internacional de debates em Educação sobre pesquisas com narrativas (auto)biográficas, consideradas como método de investigação científica e dispositivo de formação. |Durante toda sua trajetória, manteve a periodicidade bianual, permitiu a criação da a BIOgraph, uma associação nacional, a de um periódico científico, a Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica e ainda obteve a cada edição o auxílio institucional da CAPES, CNPq, Fundações de Amparo à Pesquisa e o apoio de associações científicas nacionais e internacionais.

O VIII CIPA foi presidido pela Profa. Ecleide Cunico Furlanetto, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICID e contou com a colaboração de professores que compuseram as comissões organizadora e científica e de alunos dos Mestrados Acadêmico e Profissional e de Pedagogia que atuaram como monitores.

O Congresso reuniu em torno de 800 profissionais entre pesquisadores de diferentes regiões e universidades do Brasil e do exterior, desde alemães, franceses, espanhóis portugueses, argentinos, mexicanos, colombianos. Os participantes contribuíram e se beneficiaram, mutuamente, de discussões sobre os avanços científicos na pesquisa educacional.

O contato com pesquisadores consagrados que participam de mesas redondas, simpósios, rodas de conversa, comunicações, fomentaram e consolidaram novas perspectivas e redes de cooperação científica entre os participantes.  Durante o evento os Programas de Pós-Graduação da UNICID, discutiram e estabeleceram acordos de cooperação nacional e internacional com pesquisadores de diversas Universidades.

Veja fotos do evento: