O Brasil vai virar o novo epicentro da pandemia de coronavírus? Docente da Medicina responde!

27/04/2020

Começou na China, migrou para a Europa e hoje assombra os Estados Unidos. Tudo indica que o epicentro da pandemia do coronavírus troca de lugar à medida que o patógeno se alastra por uma nova nação e suas autoridades de saúde conseguem criar ou não uma resposta rápida e eficiente para detê-lo, além de dar suporte adequado a quem fica doente.

O comportamento imprevisível desse vírus é uma das maiores angústias no enfrentamento da pandemia. E os médicos e cientistas reforçam esse ponto a todo momento diante de qualquer exercício de futurologia. Mas a experiência de outros países e os avanços nos dados epidemiológicos e nas medidas de contenção adotadas nos ajudam a vislumbrar se o Brasil corre o risco de sofrer mais ou menos com a Covid-19

Afinal, nosso país pode virar o novo epicentro da pandemia? A Revista Saúde É Vital fez essa pergunta ao professor de Medicina da Unicid, Dr.Renato Grinbaum.

O professor Grinbaum analisou a dimensão do Brasil e, que é possível se ter um controle apropriado doença, apesar de fatores sociais como a condição de classes menos favorecidas, que se quer têm saneamento básico, contribuir para a disseminação. Citou ainda o fator de comportamento social, em que é preciso haver unidade, do contrário, a partir de divergências entre as pessoas, é possível sim o Brasil se tornar o epicentro do coronavírus. Confira a matéria completa, clicando aqui.