Folha de S. Paulo: Professor da UNICID explica o lançamento da segunda fase do open banking

12/07/2021

O Open Banking ou sistema financeiro aberto é a possibilidade de clientes permitirem o compartilhamento de dados pessoais e do histórico financeiro entre diferentes instituições bancárias autorizadas pelo Banco Central.

A partir do da próxima quinta-feira (15) começa a primeira fase de implantação do open banking. A ferramenta vai permitir o compartilhamento de dados cadastrais e transações de clientes entre instituições bancárias.

De acordo com o Banco Central, a implantação do open banking será gradual. Nessa primeira fase serão compartilhados dados como nome do cliente, endereço, telefone, CPF e data de nascimento.

A partir de 30 de agosto, será feita a transação de dados entre instituições referentes à transação de pagamentos de Pix, eventualmente evoluindo para outros arranjos e outros serviços.

O jornal Folha de S. Paulo entrevistou o professor de economia e finanças da UNICID, sobre os efeitos esperados com a implementação do open banking. Segundo o especialista, “assim como o cliente pode optar por compartilhar ou não seus dados, os bancos com os quais ele busca relacionamento também podem decidir por acompanhar ou não as taxas menores. A diferença entre a taxa de juros pela qual o banco capta dinheiro e a taxa de juros cobrada nos empréstimos deve cair, mas ainda existe toda uma análise de risco e de crédito que fica a critério da instituição financeira”, comenta o docente.

Quer conferir a matéria completa? Clique aqui e acesse!

Ficou interessado no curso de Economia da UNICID? Veja a página do curso no nosso site.