TV TERRA VIVA: estudo produzido pela UNIFRAN e UNICID é destaque na imprensa

29/10/2021

A Universidade de Franca (UNIFRAN) e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), apresentaram mais um estudo para a contribuição agrícola e sustentável do País.

Segundo pesquisadores e docentes das instituições, a partir da utilização dos polímeros: hidrocloreto de polihexametileno guanidina e polihexametileno biguanida, é possível tratar os resíduos (lodo e biossólidos) gerados em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), para buscar melhores condições sanitárias, e dessa forma, aproveitar os materiais como adubo para a indústria agrícola.

A pesquisa surgiu a partir de uma dissertação de Mestrado do aluno Ewerton Lovo, sob orientação do professor Sergio R. Ambrósio do Programa de Pós-graduação em Ciência da Unifran.  A descoberta teve a patente registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) na forma de PCT. Completam a equipe de estudo, os pesquisadores: Dr. Márcio Luis Andrade e Silva, PPG Ciências da UNIFRAN,  Luiz Henrique Amaral, Diretor de Educação presencial da Unicid,(Dra Katia Jorge Ciuffi, Reitora da UNIFRAN, Drs. Sergio R. Ambrósio, Rodrigo C. S. Veneziani e Renato L. T. Parreira, também PPG Ciências da UNIFRAN).

O professor da UNIFRAN, Márcio Luis Andrade, concedeu entrevista ao vivo ao Programa TV Terra Viva da Band, e explicou os processos de desenvolvimento, como esses polímeros podem auxiliar a agricultura e eficácia. Além disso, ressaltou a importância da ciência em criar essas inovações que contribuem com a população, e principalmente, o trabalho que as duas instituições realizam nessa área.

Para conferir a entrevista completa, clique aqui e assista!