Veja Saúde: Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da UNICID comenta pesquisa Cuidadores do Brasil

16/09/2021

A revista Veja Saúde e o Instituto Lado a Lado produziram um estudo inédito chamado Cuidadores do Brasil que destrincha as percepções e as dificuldades de 2 534 familiares e profissionais que zelam pela saúde dos outros no país.

Docente de Doutorado e Mestrado em Fisioterapia da UNICID, e consultora externa em dois projetos na Organização Mundial de Saúde (OMS), a Profa. Dra. Monica Perracini foi convidada pela revista para comentar os resultados da pesquisa.

Na opinião dela, os cuidadores integram uma rede de apoio importante na adesão ao tratamento e nas ações voltadas ao bem-estar, sobretudo na população que exige cuidados de longa duração.

Ainda segundo a docente, para diminuir a precarização das relações de trabalho do cuidador, é necessário mudar o olhar para essa ocupação. “A gente tem a tendência a qualificar quem exerce essa profissão como uma pessoa heroica, que se doa em benefício de outra, o que não deixa de ser uma característica do perfil. Mas isso também acaba gerando sobrecarga, uma mistura entre as atribuições do cuidar e as demais tarefas domésticas, além de contribuir para a baixa remuneração”, avalia.

Ficou curioso para saber mais sobre a pesquisa? Confira a matéria na íntegra, clicando aqui.

Quer saber mais sobre nosso Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia? Acesse a página em nosso site.