Evento on-line da Unicid apresenta a metodologia da pesquisa “Remobilize” realizada nacionalmente com idosos

28/09/2021

Estudo foi realizado por diversos especialistas da área da saúde e avaliou o impacto da pandemia na mobilidade dos idosos;

Programação será realizada no dia 02 de outubro, às 10h e abordará o tema: Desafios de Pesquisa em Geriatria e Gerontologia usando tecnologias digitais

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, que é celebrado anualmente em 1º de outubro, a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), instituição que pertence ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, promoverá no sábado, dia 02 de outubro, a partir das 10h, uma live para apresentar a metodologia da pesquisa Remobilize. Realizada a partir de docentes de diversas instituições de ensino do País, o estudo avaliou o impacto da pandemia na mobilidade da população idosa.

O evento é gratuito e aberto ao público, e terá como temática: “Desafios de Pesquisa em Geriatria e Gerontologia usando tecnologias digitais”. A explanação será feita a partir de uma mesa redonda, que terá a presença de Carla Santana, professora associada do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva (LAPITEC), da Universidade de São Paulo, e Taiuani Marquine Raymundo, docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entre os principais assuntos que serão abordados, estão: o impacto do Analfabetismo Digital no decorrer da pesquisa; as habilidades digitais em idosos; e as estratégias e metodologias aplicadas para a coleta de dados.

O bate-papo contará ainda com as participações dos docentes Juleimar Amorim, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Regis Moreira, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), além de uma das participantes da pesquisa, Lia Salvany. A mediação ficará por conta da professora de doutorado e mestrado em Fisioterapia na Unicid, Monica Perracini, que é, inclusive, a coordenadora da pesquisa, e de Alexandre Silva.

Os interessados em participar deverão acessar o link do Zoom na data e hora do evento.

Confira a lista dos convidados com mais detalhes:

Carla Santana: professora associada do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Tecnologia Assistiva (LAPITEC), da Universidade de São Paulo. Graduada em Terapia Ocupacional pela Fac. de Reabilitação da ASCE, RJ. Pós-doutorado pelo Oxford Institute of Population Ageing, University of Oxford. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTEC). Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Ribeirão Preto (CMI).  
Taiuani Marquine Raymundo: professora Assistente no curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui Mestrado em Ciências na área de Bioengenharia pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades da Universidade de São Paulo. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia da Universidade de São Paulo.
  Juleimar Amorim: professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Doutor em Saúde Coletiva pela Fiocruz em Epidemiologia do Envelhecimento. Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bolsista técnico de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do CNPq.    

Serviço:

  • Live “Desafios de Pesquisa em Geriatria e Gerontologia usando tecnologias digitais”.
  • Local: link do Zoom
  • Data: 02 de outubro, a partir das 10h00