Você está em:

Notícia

Somos todos iguais! 21/03: Dia Internacional contra a Discriminação Racial


21
Março 2019

Preconceito racial, discriminação de uma etnia ou cultura por considerá-la inferior ou menos capaz. Por incrível que pareça, essa ainda é uma realidade vivenciada ao redor do mundo, e no Brasil não é diferente. Segundo pesquisa do Datafolha, divulgada no mês de janeiro deste ano, 22% dos brasileiros disseram já ter sido vítimas de preconceito racial. Destes, 55% eram negros e 30% indígenas.

Com o objetivo de diminuir e combater essa situação, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado em 21 de março. A Unicid apoia esta causa!

 

Declaração Universal das Nações Unidas

A eliminação de qualquer tipo de preconceito é um dos pontos centrais da Declaração Universal das Nações Unidas. “Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”. (Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).

Instituição da data no Brasil e no mundo

O Dia Internacional contra a Discriminação Racial é celebrado anualmente em todo o mundo para reforçar a luta contra o preconceito racial. No Brasil, essa luta só começou a se intensificar após a Constituição Federal de 1988, que incluiu o crime de racismo como inafiançável e imprescritível.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória ao “Massacre de Shaperville”, em 21 de março de 1960. Nessa ocasião, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. Essa lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade. Tropas militares do Apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras.

 

Comitê de Direitos Humanos da Unicid

A Unicid é contra toda e qualquer forma de preconceito e apoia a causa lembrada pelo Dia Internacional contra a Discriminação Racial. A atuação da Instituição nesta e em outras causas semelhantes é capitaneada pelo seu Comitê de Direitos Humanos.

 

Preconceito racial? Aqui não!

#respeito #somostodosiguais