UNICID auxilia contribuintes na declaração do Imposto de Renda 2019

Fevereiro 2019

A Unicid receberá a população para o 27º Plantão Fiscal 2019 a partir do dia 11 de março. O serviço, que é realizado há 27 anos por alunos do curso de Ciências Contábeis, acontecerá de 11 de março a 27 de abril. Entre os atendimentos ofertados estão a orientação, o auxílio no preenchimento e a transmissão da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e declaração de IR para MEI.

Todos os agendamentos com hora marcada já estão preenchidos, contudo, para auxiliar os contribuintes, a Instituição criou um atendimento especial. Os contribuintes serão atendidos de 01/04 a 27/04, de segunda a sexta, a partir das 18h, e nos sábados, das 9h às 12h, com senhas limitadas. Não é necessário ligar para marcar horário. Mais informações: (11) 2178-1288.

Agendamentos e doações

Os atendimentos presenciais do Plantão Fiscal Unicid serão feitos apenas com hora marcada pelo telefone 2178-1288. O declarante precisará apenas comparecer na hora marcada com leite em pó ou fraldas geriátricas — as doações serão encaminhadas para a APAE – Guarulhos. Só serão atendidos aqueles que agendarem sua ida ao plantão com antecedência.

Plantão de dúvidas

Aos interessados em tirar dúvidas on-line, a Instituição disponibilizará, a partir de 11 de março, os e-mails  imposto.renda@unicid.edu.br e naf.unicid@unicid.edu.br, para que sejam encaminhadas perguntas. Os retornos também serão dados pelos estudantes, orientados por seus docentes.

Os atendimentos fazem parte do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) e serão realizados por alunos com apoio técnico da Receita Federal do Brasil e supervisionados por professores.

27 anos de Plantão Fiscal

Ao longo dos 27 anos de Plantão Fiscal, a UNICID já atendeu mais de 14 mil pessoas. Segundo o professor Wagner Pagliato, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unicid, o objetivo é auxiliar o contribuinte, que geralmente tem dificuldades em como deve ser feito o correto preenchimento da declaração e quais são  as deduções permitidas. “Em nossas pesquisas, constatamos que somos procurados devido à credibilidade e confiança do nosso trabalho. Por isso, ampliamos os serviços e esperamos receber mais de mil contribuintes neste ano”, ressalta Pagliato.

Para o preenchimento da declaração é necessária a apresentação dos seguintes documentos:

• Informe de rendimentos e salários, pró-labore, aposentadoria, etc.;
  • Declaração de Imposto de Renda entregue em 2018 (CD);
  • Relação anual dos aluguéis recebidos de pessoa física, com nome, CPF, endereço do imóvel e valor recebido;
  • Informe de rendimentos bancários, posição em 31/12/2018;
  • Informe de rendimentos das aplicações financeiras (poupança, prazo fixo, CDB/RDB, etc.);
  • Informe de rendimento do cônjuge e dependentes, se a declaração for feita em conjunto;
  • Recibos de pagamentos a médicos, dentistas, hospitais, planos de saúde, etc.;
  • Recibos de pagamentos dos gastos com educação (universidade, escolas, etc.);
  • Pensão alimentícia paga no ano (relacionar o valor pago e os dados do beneficiário com CPF);
  • Comprovante de compra de bens móveis ou imóveis adquiridos no ano de 2018;
  • Comprovante de venda de bens móveis ou imóveis durante o ano de 2018;
  • Número do CPF dos dependentes de qualquer idade;
  • Número do recibo de entrega da declaração 2017/2018;
  • Comprovantes de despesas do Livro Caixa (para prestadores de serviços autônomos);
  • Comprovantes de pagamento a instituições de ensino regular; comprovantes de pagamentos à previdência privada e oficial; comprovantes de doações para fins de incentivos fiscais (Fundos da Criança e do Adolescente, Lei Rouanet, Audiovisuais, entre outros).

Clique aqui e confira a documentação necessária detalhada.

Preparação, preenchimento e envio de declaração do IR para Microempreendedores Individuais (MEI)

Além da transmissão gratuita da declaração de IRPF, haverá, também, a partir do dia 11 de março, auxílio na entrega da declaração de Microempreendedores Individuais (MEI). O MEI precisa realizar a sua Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), até o dia 31 de maio de 2019, independente de rendimento.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNICID, Wagner Pagliato, destaca os principais aspectos para que o MEI possa realizar corretamente a sua declaração anual:

– O valor de faturamento se refere ao que foi faturado no ano de 2018;

– Você precisa saber quanto faturou com atividades de comércio e com serviços separados;

– Se utiliza máquina de cartão de crédito com o CNPJ, é necessário declarar o valor, mesmo não emitindo nota fiscal;

– Caso tenha perdido os valores ou não tenha feito o seu acompanhamento, mas tenha emitido todas as notas fiscais, você pode entrar em contato com a SEFAZ e verificar as notas emitidas como MEI;

– Se não emitiu Nota Fiscal MEI e não fez a sua anotação, a primeira recomendação é que comece a se organizar e passe a acompanhar seu faturamento. Nessa situação você precisará fazer uma média do que faturou e declarar o mais próximo possível da realidade.

27º Plantão Fiscal 2019

Quando: 11 de março a 27 de abril (IRPF) e 11 de março a 29 de maio (IR para MEI)

Horário: Todos os atendimentos com hora marcada estão preenchidos. Para auxiliarmos os contribuintes, criamos um atendimento especial de 01/04 a 27/04, que ocorrerá de segunda a sexta, a partir das 18h, e nos sábados, das 9h às 12h, com senhas limitadas. Não é necessário ligar para marcar horário. Mais informações: (11) 2178-1288.

• Levar fraldas geriátricas ou uma lata de leite em pó. As doações que serão encaminhadas para a APAE – Guarulhos.

>>Clique aqui para conferir as mudanças da declaração de IRPF em 2019

>>Clique aqui para saber mais sobre a declaração 2018/2019