Você está em:

Notícia

UNICID participa de campanha para a detecção de Hepatite C


06
dezembro 2018

No dia 8 de dezembro, a partir das 9h da manhã a UNICID irá participar da Campanha Nacional para detecção de Hepatite C, promovida pelo Rotary Brasil, em parceria com a ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite).

Com triagem gratuita, os testes serão cedidos pela ABPH e realizados pelos professores e alunos do curso de Biomedicina da UNICID.

O objeto da ação é combater a Hepatite C, uma doença silenciosa que pode permanecer por até 20 anos sem apresentar sintomas e causa inflamação do fígado, provocada por um vírus, podendo evoluir para cirrose e insuficiência hepática.

Segundo a OMS, existem cerca de 170 milhões de portadores crônicos da doença no mundo (cerca de 3% da população mundial). Desses, a ABPH estima que quatro milhões estão no Brasil e a grande maioria não sabe que é portadora da doença. Ainda segundo a OMS, é possível que surjam todos os anos de três a quatro milhões de novos casos no planeta.

Mas é bom saber que há como evitar o contágio, evitando o compartilhamento de alguns materiais.

Como a transmissão ocorre não só por transfusão de sangue e em casos raros durante a gravidez, mas também por meio do compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas e cachimbos) e de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) além de materiais para tatuagem, piercings, entre outros, o ideal é evitar o uso coletivo desses tipos de utensílios.

Os testes e a triagem acontecerão no Terminal Rodoviário de Jandira (Av. João Balhesteiro, s/nº), na Grande São Paulo, em frente à estação da CPTM e ao lado da Praça Central.