UNICID recruta voluntários para estudo de avaliação dos efeitos de duas modalidades de exercício sobre a saúde de pessoas com sobrepeso e obesidade

Em parceria com a USP e Universidade de Clermont-Auvergne (França), a pesquisa pretende avaliar adultos de 20 a 65 anos;
Voluntários podem ser fumantes (menos de 10 cigarros por dia) ou não fumantes e não devem fazer uso de medicamentos para o coração.

25/03/2024

AUniversidade Cidade de S. Paulo – UNICID, em parceria com a USP e a Universidade de Clermont-Auvergne (França), está recebendo voluntários para avaliar os efeitos de duas modalidades de exercício, Treinamento Intervalado de Alta Intensidade e Contínuo de Intensidade Moderada, sobre a saúde de pessoas com sobrepeso e obesidade. Ao todo, são 200 vagas.

Podem participar quaisquer adultos de 20 a 65 anos, com sobrepeso ou obesidade (IMC entre 25 e 40kg/m2), irregularmente ativos (menos de 3h horas de exercícios por semana), fumantes (menos de 10 cigarros por dia) ou não fumantes; e que não façam o uso de medicamentos para o coração.

Confira as vagas:

• 50 vagas para mulheres de 20 a 40 anos (ciclo menstrual regular);
  • 50 vagas para mulheres de 50 a 65 anos (menopausa);
  • 50 vagas para homens de 20 a 40 anos;
  • 50 vagas para homens de 50 a 65 anos.

A participação não possui custo para as pessoas interessadas e ocorrerá no Laboratório de Pesquisa em Educação Física da Instituição (LAPEF/UNICID), Bloco D do Campus Tatuapé. Para se voluntariar, os interessados deverão realizar o agendamento prévio por meio do e-mail projetocomefitlapef@gmail.com ou através do WhatsApp (11) 97702-6379. Após e-mail ou mensagem de confirmação via WhatsApp, os voluntários deverão se dirigir até o LAPEF para as primeiras visitas de avaliação.

Ao todo serão quatro visitas, incluindo exame médico e sessões de exercício:

– 1 avaliação médica com ECG;

– 1 avaliação antropométrica com medidas de massa, estatura, IMC e composição corporal;

– 2 sessões de exercício em bicicleta com análise ventilatória;

– Coletas sanguíneas.

Os resultados de todos os exames serão encaminhados via e-mail cadastrado ao término da pesquisa. Todos os voluntários receberão também certificado de horas complementares ao final da quarta visita.

O projeto faz parte de um estudo de doutorado da estudante Annaelle Couvert, professora de Educação Física, que será conduzido na UNICID sob a orientação dos professores Dr. Marcelo Luis Marquezi e Ma. Juliana Lino, ambos da graduação em Educação Física da UNICID. A intenção com o estudo é também permitir aos profissionais que o realizam uma interação com questões sociais emergentes, como saúde, exercício e controle de comorbidades associados ao excesso de peso.

“Esperamos que o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, conhecido como HIT, apresente resultados superiores ao Treinamento Contínuo de Intensidade Moderada (MICT); e assim se torne uma proposta atrativa para os diferentes públicos que visam reduzir sua composição corporal, controlar os índices glicêmicos e o metabolismo das gorduras. Principalmente, para as pessoas que possuem uma vida corrida e não conseguem incluir uma rotina de exercícios com longas sessões de treinamento. Além disso, parcerias como esse doutorado ‘sanduíche’ reforçam a importância da integração entre ensino-pesquisa-extensão, bem como auxiliam na divulgação dos trabalhos e produções científicas que, anualmente, são conduzidos no LAPEF”, explica Juliana Monique Lino Aparecido, que também é coordenadora adjunta do curso de Educação Física da Unicid.

Serviço

Recrutamento para a pesquisa: “Estudo sobre os Efeitos de Duas Modalidades de Exercício na Saúde de Indivíduos Obesos e com Sobrepeso”

Requisitos: adultos de 20 a 65 anos, com sobrepeso ou obesidade (IMC entre 25 a 40kg/m2), irregularmente ativos (menos de 3 horas de exercícios por semana), fumantes (menos de 10 cigarros por dia) ou não, e que não façam o uso de medicamentos para o coração

Inscrições: projetocomefitlapef@gmail.com ou através do WhatsApp (11) 97702-6379

Local: LAPEF/UNICID, localizado no Bloco D, térreo. Rua Cesário Galero, 448/475, Tatuapé, São Paulo (SP). CEP 03071-000. Telefone: (11) 2178-1350.