• %logo-alt%

    Faz parte de um dos mais respeitados grupos educacionais

  • %logo-alt%

    Uma das melhores universidades particulares de SP, segundo o MEC

  • %logo-alt%

    Corpo docente qualificado, com ampla experiência profissional

  • %logo-alt%

    Cursos diferenciados e que são referências na área da saúde

  • %logo-alt%

    Utiliza algumas das melhores plataformas de ensino on-line

Missão

Contribuir para a formação integral do homem, tornando-o empreendedor e crítico, habilitando-o e credenciando-o para o exercício profissional, mediante ensino, pesquisa e extensão de qualidade, e oferecer à comunidade, local e nacional, serviços educacionais e profissionais e produtos científicos.

Visão

Ser referência nacional e internacional na formação e qualificação profissional, comprometida com a responsabilidade socioambiental e com as demandas sociais e o desenvolvimento do país.

Valores

• Ética;
• Transparência;
• Inovação;
• Responsabilidade;
• Respeito à identidade e à diversidade;
• Compromisso social.

Nossa História


Em mais de quatro décadas de forte atuação na área educacional, podemos dizer, hoje, que a UNICID tem sua vocação plenamente consolidada.

Conheça um pouco da nossa história e veja por que nos tornamos uma instituição modelo no panorama nacional do ensino superior.

  • 1972

    A história começa com um grupo de educadores visionários liderados pelo professor Remo Rinaldi. Eles decidem instalar no bairro do Tatuapé, em São Paulo, a primeira instituição de ensino superior na região: a Faculdade da Zona Leste de São Paulo (FZL).

    %imagem-alt%

    Em 1972...

  • 1984

    O curso de Fisioterapia, um dos primeiros a ser oferecido na cidade, é eleito um dos melhores do país, segundo o Guia do Estudante da Editora Abril. A estratégia é ensinar comprometimento, exigir dedicação e cobrar resultados de alunos e professores.

    %imagem-alt%

    Em 1984...

  • 1992

    O ano em que nos tornamos UNICID – a Universidade Cidade de São Paulo! Reconhecimento obtido após constantes atualizações e altos investimentos em infraestrutura.

    %imagem-alt%

    1992

  • 1995

    Nosso espírito pioneiro traz o curso de Telecomunicações, referência para muitas instituições de ensino superior em uma área, na época, emergente.

    %imagem-alt%

    1995

  • 2000

    Nesse ano, todas as licenciaturas, como História, Pedagogia, Letras, Ciências Biológicas, Matemática e Educação Física, agora fazem parte do Programa de Formação de Professores. Com isso, atendemos a uma exigência do MEC e somos novamente referência no meio educacional.

    %imagem-alt%

    2000

  • 2004

    Medicina e Biomedicina chegam para firmar ainda mais nossa vocação como referência na área da saúde, uma vez que Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia já são cursos altamente conceituados. Por isso são pontos fortes: nossas clínicas e laboratórios bem equipados e o corpo docente bastante experiente e qualificado.

    %imagem-alt%

    2004

  • 2008

    As engenharias despontam como a nova força entre os cursos já consagrados. Passam a compor a graduação: Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental. Lançamos também Design Gráfico e Graduação Tecnológica de Construção de Edifícios, entre outros.

    %imagem-alt%

    2008

  • 2009

    Arquitetura e Urbanismo chega com forte pegada na sustentabilidade, antecipando uma das maiores preocupações mundiais com o meio ambiente e definindo nossa marca: buscar sempre por novidades e atualizações na área.

    %imagem-alt%

    2009

  • 2012

    A UNICID faz 40 anos e passa a integrar a Cruzeiro do Sul Educacional. Com essa união de forças, ampliamos as melhores opções de ensino para a formação de nossos alunos.

    %imagem-alt%

    2012

  • 2016

    Os investimentos e ampliações não param. Agora o campus Pinheiros passa a fazer parte da UNICID especialmente para alocar o curso de Medicina e instalar o Hospital Simulado. A nova estrutura, que conta com leitos de enfermaria, salas de emergência e laboratórios especializados, possibilita imersão total na experiência hospitalar com simulações de atendimento em cirurgias, partos e reanimação neonatal, entre outras habilidades médicas. Tudo desenvolvido em manequins e equipamentos de última geração em salas de alta fidelidade.

    %imagem-alt%

    2016

  • 2020

    Diante dos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19, a Instituição viu a necessidade de cuidar ainda mais de seus alunos, docentes, colaboradores e comunidade externa. Esse cuidado veio através de diversas ações afirmativas para a saúde coletiva, por meio de palestras, seminários, aulas magnas, pesquisas científicas, ações de voluntariado e novas tecnologias de ensino.

    %imagem-alt%

    2020

  • 2021

    Um período marcado por investimentos em novas ferramentas, plataformas e soluções para aulas, estágio e atendimento, como Atendente Virtual Estela, Diploma Digital, Zoom, Novo BlackBoard e Trilhas Customizáveis.

    %imagem-alt%

    2021

  • Hoje

    A UNICID comemora 50 anos como uma das melhores instituições de formação superior do país, com resultados de destaque em avaliações e rankings nacionais e internacionais, que analisam critérios como ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.


    No Relatório de Avaliação de Recredenciamento Institucional do MEC, publicado em 2023, alcançamos conceito máximo, o que atesta a excelência do nosso projeto educacional!

    %imagem-alt%

    Hoje

Conheça o E-MEC

Já conhece o sistema que acompanha os processos de regulação da educação superior? No E-MEC você encontra uma base de dados oficiais onde é possível ver informações, por exemplo, sobre a qualidade dos nossos cursos, da Instituição e até a validade de diplomas no território nacional. Acesse agora!

Quero consultar
%imagem-principal-alt%

Indicadores de Qualidade

O reconhecimento não vem do nada: vem da união entre compromisso e muito trabalho!


%imagem-alt%

Convênios com instituições estrangeiras

%imagem-alt%

Programas de Mestrado e Doutorado recomendados pela CAPES

%imagem-alt%

Cursos estrelados no Guia do Estudante

%imagem-alt%

Instituição Amiga do Empreendedor

%imagem-alt%

Instituição Socialmente Responsável

%imagem-alt%

Instituição credenciada pelo MEC

%imagem-alt%

Incentivo à Produção Científica

%imagem-alt%

Infraestrutura de ponta

Corpo Diretivo

Conheça nossos profissionais comprometidos com a educação e a experiência em administração universitária.


  • %resumoprofissional-alt%

    Profa. Dra. Amelia Maria Jarmendia Soares
    Reitora

    Profa. Dra. Amelia Maria Jarmendia Soares

    Reitora

    Possui Bacharelado em Letras (Português e Alemão) pela Universidade de São Paulo – USP (1977), Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo – USP (1978), Lato Sensu (Especialização) em Língua Portuguesa pela PUC-SP (1980), Graduação em Pedagogia (Complementação Pedagógica) pela Universidade de Guarulhos - UNG (1981), Mestrado em Educação (Didática da Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo – USP (1992) e Doutorado em Educação (Educação e Currículo) pela PUC-SP (2006). Atualmente é professora titular da Cruzeiro do Sul Educacional, atuando administrativamente como Pró-Reitora de Graduação da Universidade Cruzeiro do Sul, onde atuou como Assessora Pedagógica por 20 anos, e também como Pró-Reitora da Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID. Atuou na Rede Municipal de Ensino de São Paulo por 30 anos como professora de Língua Portuguesa e Coordenadora Pedagógica. No ensino superior, tem experiência docente nas disciplinas de Língua Portuguesa, Didática, Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Infantil. Em conformidade com sua formação acadêmica, seus estudos focam os seguintes temas: ensino de língua materna, leitura, planejamento, competências e formação docente. Pertence ao quadro de avaliadores do MEC/INEP para cursos de Pedagogia e Letras.

    Acessar Currículo Lattes
  • %resumoprofissional-alt%

    Profa. Dra. Tania Cristina Pithon-Curi
    Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa

    Profa. Dra. Tania Cristina Pithon-Curi

    Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa

    Possui doutorado em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo - USP. Realizou estudos de pós-doutorado na Área de Medicina, na Uniformed Services University of the Health Sciences, Bethesda, Estados Unidos. É Professora Titular do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul e Pesquisadora Colaboradora do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade de São Paulo - USP. Pesquisa na área de fisiologia do exercício e função de leucócitos, estudando o metabolismo de glutamina, apoptose de leucócitos e exercício físico. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. Orientou 16 dissertações de mestrado, 4 teses de doutorado e 1 jovem pesquisador. Obteve auxílios da FAPESP, CNPq e do Ministério do Esporte para desenvolvimento de projetos de pesquisa. Presidiu a Comissão Prêmio CAPES de Tese 2011 e participou da Comissão Prêmio CAPES de Tese 2012 da área 21. Foi revisora de artigos dos seguintes periódicos: Medicine & Science in Sports & Exercise, Journal Applied Physiology, British Journal of Sports Medicine, American Journal of Physiology: Lung, Clinica Chimica Acta e Kidney Internacional. É membro do American College of Sports Medicine e do European College of Sport Science. É autora do livro Fisiologia do Exercício, publicado pela editora Guanabara Koogan, e de 20 capítulos de livros. Publicou 71 artigos em revistas de circulação internacional. Apresenta 1.333 citações e índice H = 19 (ISI Web of Science). Ocupa o cargo de Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Cruzeiro do Sul desde 2006.

    Acessar Currículo Lattes

Ensino

Quando ainda éramos uma pequena faculdade na zona leste da cidade de São Paulo, nem imaginávamos até onde o empreendedorismo de nossos criadores, um grupo de professores visionários, nos levaria.

O que podemos dizer é que cada ano letivo tem sido um registro do trabalho sintonizado e bem-sucedido entre docentes, discentes, corpo diretivo e pessoal técnico-administrativo. Estão aí para comprovar os mais de 60 cursos de graduação, os programas de Mestrado e Doutorado, as especializações, as extensões, os cursos de MBA, os técnicos e os livres, todos em plena atividade.

Todas as áreas do conhecimento humano são tratadas com muita competência e profissionalismo, por isso, tenha a certeza de que existe um curso feito especialmente para você, seja em Ciências Humanas e Educação, Exatas, Gestão e Negócios ou Saúde.

Saiba mais
%imagem-principal-alt%

Pesquisa

A Pesquisa, ao lado de Ensino e Extensão, forma o tripé que sustenta o ensino superior. É o setor que materializa novos conhecimentos, oxigena as práticas científicas, responde às demandas da sociedade por tecnologia e inovação. Somos fortes nesse quesito. Investimos permanentemente em programas de incentivo.

A Iniciação Científica, por exemplo, é voltada a estudantes da graduação, programa em que eles dão os primeiros passos no pensamento teórico-metodológico e crítico-analítico que caracteriza todo pesquisador. A Iniciação à Docência trabalha com o pessoal das licenciaturas, com o intuito de desenvolver e aperfeiçoar práticas em Educação Básica.

Há também os grupos de estudos, que atuam no aprofundamento de diversas linhas de pesquisa. Afinal, o objetivo é fomentar a melhoria da qualidade da pesquisa.

Saiba mais
%imagem-principal-alt%

Extensão

A Extensão, tomada em seu sentido amplo, é o terceiro pilar que, junto com Ensino e Pesquisa, formam as bases do Ensino Superior. Vista no seu sentido estrito, podemos entendê-la como o braço da universidade na comunidade, aquele setor acadêmico que promove cursos de curta duração, jornadas de profissões, palestras e semanas de cursos.

Assim também ocorre quando a Universidade se propõe a oferecer serviços de extrema importância à população, realizando a integração entre teoria e prática. É o caso das diversas clínicas, laboratórios e empresas juniores que em ações afirmativas levam serviços de excelente qualidade à população local.

Enfim, quanto mais e sociedade se desenvolve, mais evolui a Universidade, pois são atores em um processo dinâmico de estímulos e respostas às demandas em serviços e conhecimentos.

Conheça os serviços!
%imagem-principal-alt%

NAce

Respeito à pluralidade existente no ambiente universitário!


O Núcleo de Acessibilidade da UNICID – NAce desenvolve ações que buscam promover a conscientização, criação e implementação de práticas de inclusão de pessoas com deficiência na instituição.

Assim, garante que todos os alunos tenham acesso à experiência universitária.


Saiba mais

Internacionalização

A UNICID sem fronteiras!


Tão importante quanto estudar o que se gosta é poder agregar ainda mais valor ao curso que definirá sua profissão. E uma experiência internacional até que cairia bem ao seu currículo, não é mesmo? O Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação – EIRC foi criado exatamente para isso: ser o articulador nas demandas relativas à Internacionalização da UNICID.

Isso significa que os professores responsáveis por esse setor estarão voltados a propor atividades relacionadas a programas de mobilidade acadêmica, ou seja, intercâmbios, e tudo que orbite o assunto, seja orientando alunos interessados em estudar no exterior, recebendo alunos de outros países que irão estudar na instituição, estabelecendo novas parcerias com universidades estrangeiras, entre outras iniciativas. Para conseguir uma bolsa de estudos no exterior, é preciso consultar o edital que regulamenta o processo seletivo.

Saiba mais!
%imagem-principal-alt%

Comitês de Ética em Pesquisa

Contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa científica na UNICID


  • %imagem-alt%

    Comitê de Ética na Utilização de Animais - CEUA

    O Comitê de Ética na Utilização de Animais - CEUA visa garantir a utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica.

    Saiba mais
  • %imagem-alt%

    Comitê de Ética em Humanos

    O Comitê de Ética em Humanos regulamenta, analisa e aprova a realização de pesquisas que envolvam seres humanos.

    Saiba mais

Avaliação Institucional

Para afirmar as iniciativas que vêm dando certo e detectar os fatores que possam estar interferindo negativamente no desempenho da Instituição. De posse desses dados, temos a real dimensão das nossas atividades e conseguimos projetar ações futuras.

A Avaliação Institucional é um conjunto de processos executados por toda Instituição de Ensino Superior para monitorar as gestões acadêmica e administrativa. É uma exigência do Governo Federal desde 2004, por força da Lei nº 10.861, de 14/04/04 (que implantou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES).

Saiba mais
%imagem-principal-alt%

A Cruzeiro do Sul Educacional

Quando a UNICID passa a integrar o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, em 2012, passa também a fazer parte de sua história empreendedora.

Em seus mais de 50 anos de atividades, a organização, cuja sede encontra-se em São Paulo, capital, vem investindo pesado na expansão e fortalecimento da sua marca, agregando instituições com presença regional forte e estratégica em várias localidades do país. Assim, atua em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil à Pós-graduação, com cursos presenciais e a distância. Só nessa modalidade, são mais de 1200 Polos EAD em todo o território nacional.

A cada nova aquisição, uma premissa básica é rigorosamente cumprida: preservar a identidade das instituições sem abrir mão dos princípios éticos e ideais de educação que norteiam as ações da Cruzeiro do Sul Educacional. É um profundo conhecimento de mercado que torna o grupo um dos mais representativos e eficientes no setor e gerador dos melhores indicadores acadêmicos.

Acesse o site
%imagem-principal-alt%