O Hospital Simulado da UNICID


O curso de Medicina da UNICID é conhecido por seu alto padrão de qualidade e também conta com o ensino baseado em simulação clínica desde 2009, com foco principalmente na capacitação de urgências e emergências.

 

Visando a constante evolução de suas metodologias e investindo em tecnologia, a simulação clínica do curso de Medicina da UNICID ganhou uma área específica à simulação, com infraestrutura de excelência e salas dedicadas às emergências clínicas e traumas, além de obstetrícia, pediatria e neonatologia, o Hospital Simulado.

 

No Hospital Simulado da UNICID os estudantes vivenciam e praticam conhecimentos técnicos, raciocínio clínico e comportamentais das experiências clínicas de forma integrada em um ambiente seguro e controlado. As estratégias pedagógicas em simulação são realizadas através de técnicas distintas em simulação, como práticas deliberadas em ciclo rápido, simulação padrão, escape room ou simulação híbrida que são selecionadas dependendo do conteúdo prévio dos estudantes, apoiados por outras atividades como habilidades médicas e cirúrgicas.

 

Além de equipamentos de ponta para uso hospitalar, todas as salas do hospital simulado, possuem ambientes de reflexão após o atendimento clínico, conhecido por debriefing. Esta área conta com recurso áudio visual, buscando o melhor aproveitamento dos atendimentos simulados, preparando o futuro médico de forma integrada para o que o mercado de trabalho exige e o paciente precisa.

 

Hospital Simulado atende alunos do 7º semestre até o 12º semestre, em atividades de simulação clínica de alta fidelidade em diferentes técnicas, além de atividades extracurriculares como cursos, ligas acadêmicas e atividades de habilidades médicas gerais. Portanto, a partir do 4º ano do Curso de Medicina, o aluno inicia suas atividades de simulação clínica, sendo preparado de forma prática para o ingresso no internato médico. No 6º ano, os alunos também têm a oportunidade de realizar cursos oficiais de suporte avançado em cardiologia, conhecido por ACLS, pois o Hospital Simulado da UNICID é um pólo de treinamento oficial da American Heart Association, organização americana renomada dedicada à prevenção de acidentes vasculares cerebrais e doenças cardiovasculares.


Diferenciais do Hospital Simulado


 

Prezando a qualidade das atividades e o melhor desenvolvimento do estudante, sempre com foco em prepará-lo para sua jornada profissional, o nosso Hospital Simulado é diferenciado, pois conta com valores e direcionamentos baseados em:

  • Ética: as simulações podem ser filmadas a fim de auxiliar momentos de condução do debriefing de acordo com as necessidades avaliadas pelo docente. Entretanto, o Hospital Simulado não armazena imagens de atendimentos. Caso haja necessidade, para fins de pesquisa, um termo de cessão de imagem será concedido pelos participantes que consentirem.
  • Liderança Organizacional: com equipe especializada, o hospital conta com o apoio em tecnologia de informação e de manutenção especializada. Todos os docentes do Hospital Simuladopossuem mais de 10 anos de experiência no método e estão sempre em constante aprimoramento pedagógico. Além disso, a equipe conta com livros, artigos nacionais e internacionais publicados na área. As melhores práticas do ensino baseado em simulação, são seguidas através dos instrumentos publicados pela Sociedade Brasileira de Simulação (SOBRASSIM), Society in Simulation in Healthcare (SSH) e International Nursing Association of Clinical and Simulation Learning (INACLS) a qual a coordenadora do Hospital Simulado é afiliada e tradutora no Brasil.
  • Infraestrutura: o ambiente conta com duas salas de alta fidelidade em emergências clínicas, obstétricas e neonatologia, além de duas enfermarias com leitos pediátricos, adulto e ambiente próprio para pacientes atores. As salas são equipadas com rede de gases, carro de emergência com desfibrilador completo, recursos para treinamento de habilidades em emergências e ultrassom portátil. Fora do ambiente dedicado à simulação, há infraestrutura para treino de habilidades (task trainers), salas no modelo Osce e laboratório específico de práticas cirúrgicas. Todos os materiais e medicamentos estão devidamente etiquetados como uso exclusivo, patrimoniados e são controlados por um técnico especialista junto a coordenação do Hospital Simulado.
  • Protocolo de Segurança: o Hospital Simulado da UNICIDconta com normas de segurança nas salas de atendimento simulado, tais como: utilização de avental e EPIs. É proibido aparelhos eletrônicos, com exceção a algumas atividades onde seja possível utilizar o celular ou tablet para registros individuais. Não é permitido consumir alimentos ou bebidas. Os participantes não podem manipular equipamentos e/ou medicamentos na ausência dos professores, e é necessário ter cuidado ao desprezar materiais perfurocortantes no local específico. Não é permitido entrar na sala de atendimento com bolsas ou objetos pessoais. O silêncio nas dependências dos Hospital Simulado é obrigatório e a área de acesso é restrita  com fluxo de segurança para visitação.

 

Por fim, o Hospital Simulado alinha seu propósito junto aos estudantes de medicina baseado nos seguintes pilares:

 

  1. Missão: Propiciar e aprimorar a capacitação dos conhecimentos técnicos, raciocínio clínico e comportamentais através das técnicas em simulação clínica, contribuindo de forma relevante na formação médica e com foco na segurança dos pacientes.
  2. Visão: Ser referência em atividades de simulação clínica em graduação de Medicina, buscando aprimoramento pedagógico e tecnológico continuadamente.
  3. Valores: Promover a segurança do paciente com ética e estimular a retenção do conhecimento através das melhores práticas educacionais baseado em simulação clínica.

Ficha Técnica


Coordenadora do Curso de Medicina – Profa Dra Denise Ballester, MD, PhD
Coordenadora do Hospital Simulado: Profa Dra Carolina Felipe Soares Brandão, BSc, DVM, MSc, PhD
Equipe Docente: Profa Dra Glória Celeste Vasconcelos Rosário Fernandes, MD, PhD, Prof Dr Francisco Carillo Neto, MD, MSc e Profa Dra Carolina Felipe Soares Brandão, BSc, DVM, MSc, PhD.
Elaboração do conteúdo: Profa Dra Carolina Felipe Soares Brandão, BSc, DVM, MSc, PhD
Direitos Autorais: Os direitos autorais dos textos publicados pertencem à UNICID. A reprodução parcial ou total só poderá ser realizada mediante consulta e autorização prévia da instituição.