Núcleo de Acessibilidade - NAce


O Núcleo de Acessibilidade –  NAce é um setor criado pelas Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, que tem como objetivo promover a acessibilidade na Universidade, para que todos os alunos possam ter uma participação plena na vida acadêmica.

 

Como um processo de construção coletiva, um ambiente inclusivo exige a participação de todos os envolvidos no atendimento a diferentes demandas e na promoção de atitudes que favoreçam a convivência com a diversidade. Sendo um espaço de encontro de pessoas com diferentes culturas, valores e crenças, o foco dos esforços de uma universidade deve ser o de garantir que todos participem da vida acadêmica em igualdade de condições.

 

O Núcleo tem a função de pensar e implementar ações que promovam a acessibilidade no sentido mais amplo. E é por isso que a nossa missão é: “Pensar e desenvolver atividades que visem à conscientização, criação e  implementação de práticas que promovam a inclusão bilateral dos membros da comunidade da Universidade Cidade de S. Paulo.”

 

Portanto, o conceito de inclusão é um processo bilateral que pressupõe a participação de todos os envolvidos na vida universitária como participantes ativos na busca de soluções que viabilizem a equiparação de oportunidades e a remoção de barreiras que possam configurar situação de desvantagem a alguém.

 

Atuação do NAce

Para uma atuação efetiva, as ações do NAce não podem prescindir de três conceitos:

• Informação: busca, geração e disseminação de informações sobre a temática inclusão.
• Sensibilização: ações que promovam mudanças e desenvolvam atitudes inclusivas.
• Ressignificação: mudanças de paradigmas e conceitos que promovam um ambiente inclusivo.

 

Ensino, Pesquisa e Extensão

A promoção da acessibilidade demanda mudanças estruturais e atitudinais, com a necessária adequação dos ambientes aos requisitos previstos em dispositivos da Legislação Brasileira. Por isso, o NAce mantém um banco de dados com literatura e informações que tratam sobre o tema inclusão e acessibilidade. Além de identificar as necessidades de adequação arquitetônica e de processos, procura viabilizar as condições necessárias para que todas as áreas e serviços da UNICID possam atender os alunos de forma eficiente.

 

Atividades

• Cursos e eventos de informação e sensibilização da comunidade acadêmica;
• Suporte aos professores para adoção de práticas docentes inclusivas;
• Capacitação do corpo técnico-administrativo para atendimento a pessoas com deficiência;
• Suprir a gestão da Universidade com informações e dispositivos legais que embasem tomadas de decisão com relação à promoção da acessibilidade;
• Desenvolver ações de incentivo à pesquisa, tendo o conceito de inclusão como norteador da pesquisa e desenvolvimento de projetos;
• Atendimento psicopedagógico a alunos com dificuldades de aprendizagem;
• Acompanhamento e atendimento das necessidades dos alunos com deficiência.

 

Comissão de Acessibilidade

O NAce conta com o apoio da Comissão de Acessibilidade, que desenvolve estudos sobre a temática, de modo a auxiliar a Universidade no desenvolvimento e implementação de políticas de acessibilidade na Instituição.

 

A Comissão foi instituída pela Portaria G.R. 055/2013, assinada pelo Reitor Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, no dia 9/9/2013. As frentes de atuação da Comissão se distribuem em seis áreas, na promoção da acessibilidade: atitudinal, arquitetônica, metodológica, instrumental, nas comunicações e digital.

 

 

Contatos: nace@unicid.edu.br ou (11) 2178-1370

WhatsApp

Precisa de ajuda? Clique aqui e fale com a gente!