Terapia Ocupacional: encerramento de disciplina reúne alunos de diferentes universidades

Como pode o encerramento de uma disciplina reunir acadêmicos de diferentes instituições? Pois foi o que aconteceu no dia 30 de junho, na última aula de Atividades e Recursos Terapêuticos […]

10/07/2020

Como pode o encerramento de uma disciplina reunir acadêmicos de diferentes instituições? Pois foi o que aconteceu no dia 30 de junho, na última aula de Atividades e Recursos Terapêuticos I, do curso de Terapia Ocupacional da FSG.

A Profa. Dra. Rita de Cassia Barcellos, terapeuta ocupacional e docente da Universidade Federal de Sergipe, foi convidada a falar para os alunos da disciplina, mas sua plateia on-line acabou se estendendo aos demais alunos do curso, aos quais se juntaram também acadêmicos das federais de Santa Maria, Pelotas e Sergipe, instituição de origem da professora.

O resultado? O que seria uma simples palestra transformou-se em uma participação interativa entre alunos e professores de instituições de diferentes localidades.

Arte como recurso terapêutico

A professora Rita de Cassia Barcellos é doutora em Educação, mestre em Ciência da Motricidade, especializada em Psiquiatria Social e graduada em Terapia Ocupacional.

Durante a palestra, falou sobre a terapia ocupacional em pacientes com problemas de saúde mental e compartilhou sua experiência de coordenação em um grande hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro, onde a arte era utilizada como recurso terapêutico.

A docente ainda mostrou um vídeo do seu trabalho, no qual uma paciente declara que quando seus pensamentos estão confusos, começa a pintar. A arte, de acordo com a professora Rita, é uma maneira de ressignificar sentimentos e pensamentos de confusão ou sofrimento, pois ao expressá-los é possível reconhecê-los e organizá-los melhor.

Mais sobre o curso

O sucesso que marcou o encerramento das atividades letivas da disciplina é o espelho da dinâmica característica da graduação em Terapia Ocupacional da FSG: um dos poucos no Brasil a oferecer aprendizado prático em campo e uma infraestrutura de ponta, com Apartamento Adaptado e todos os recursos do Centro Integrado de Saúde.

Aproveite para conhecer mais sobre o curso.