Ubuntu: projeto de alunos do Coletivo Antirracista da UNICID é aprovado pela UNESCO

Feito por estudantes e docentes do Curso de Psicologia, projeto pretende reconfigurar espaços e promover a permanência saudável de pessoas negras e indígenas na Universidade

26/10/2022

Dando orgulho para a comunidade acadêmica e servindo de referência para diversos alunos, estudantes do Coletivo Antirracismo Neusa Sousa (CAN) da UNICID tiveram seu projeto aprovado pela UNESCO.

O projeto Ubuntu: Subjetivação, educação e reconfiguração do ensino superior, feito por docentes e alunos do Curso de Psicologia, faz parte da III  Campanha de Erradicação do Racismo no Ensino Superior e  pretende reconfigurar a convivência dentro dos espaços dedicados ao ensino superior, promovendo o ingresso e a permanência saudável de pessoas negras e indígenas na Universidade.

Segundo Valesca Aguiar  Salles, uma das autoras do projeto, ele busca ressignificar o espaço acadêmico que, ainda hoje, é majoritariamente embasado em uma perspectiva eurocêntrica.

“É importante escurecer desde a grade curricular até a cultura deste ambiente, para que haja a formação plural do profissional, principalmente o psicólogo e assistente social,  uma vez que a racialização do indivíduo está ligada à construção do sujeito. Também, entendemos que um ambiente no qual haja identificação, sentido e inclusão efetiva contribui para o bem-estar dos alunos negros.” comenta.

O projeto também irá ressaltar no cotidiano universitário situações em que o racismo se manifesta, dentro das salas de aula, nas supervisões de estágio, na construção das referências bibliográficas utilizadas nas disciplinas, através de uma cartilha de letramento racial.

Para a acadêmica, a aprovação do projeto pela UNESCO  é a confirmação de que estão no caminho certo e de que é possível reconfigurar o ensino superior em um ambiente mais plural, menos eurocêntrico e que considere raça como um pilar para formação profissional também.

Autores do projeto: Prof. Ivani Francisco de Oliveira, Prof. Denis Barreto da Silva, Bruna Santos, Camilla Alleon Oliveira, Gabriel Ferreira Campos, Márcio Araújo Novais, Raul Silva dos Santos, Renata Leal Moreira, Rosane de Lourdes Nogueira da Silva e Valesca Aguiar Salles.

Esta ação está alinhada com os indicadores 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das desigualdades) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, plano que envolve 17 objetivos para erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente, promoção de saúde e bem-estar em todo o planeta. Saiba mais sobre os indicadores que fazem parte do nosso DNA aqui.