Conheça o Coletivo Antirracista Neusa Santos!

Alunos do curso de psicologia criaram grupo que promove ações em combate ao racismo

26/10/2022

Você sabia que existe um coletivo Antirracista dentro da Universidade? Conheça um pouco da história e ações do Coletivo Antirracista Neusa Santos.

O Coletivo Antirracista Neusa Santos (CAN) surgiu em  setembro de 2020, pela inciativa dos alunos do Curso de Psicologia  da UNICID, Jorge Barrozo e Renata Leal e busca dar voz a psicologia antirracista e mostrar o valor, contribuições intelectuais e culturais do povo negro, colocando-os como protagonistas de muitas histórias.

Promovendo a representatividade e inclusão, o CAN está repleto ações afirmativas, destacando a importância de uma formação acadêmica que traga compreensão sobre o funcionamento das relações étnico-raciais e racialização.

Das diversas ações do coletivo, podemos falar da criação de um grupo de acolhimento para alunos pretos e pardos do curso de psicologia, semanas e eventos acadêmicos, participação em congressos, mesas redondas, mediação na contratação de docentes, criação do podcast PluriversaCast, uma página no Instagram (@can.neusasantos) e até um projeto que foi aceito pela UNESCO!

O CAN é composto pelos alunos Bárbara Ferreira (egressa), Bruna Santos, Camilla Alleon, Elinar Farias, Gabriel Campos, Marcella Rezende, Márcio Novais, Raul Santos, Renata Leal e Valesca Salles, além do apoio dos professores da Instituição e supervisão das coordenadoras de curso Ana Flávia Parenti e Gisele Fernandes.

Confira nossa galeria com depoimentos dos alunos do CAN no final da página.

Esta ação está alinhada com os indicadores 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das desigualdades) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, plano que envolve 17 objetivos para erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente, promoção de saúde e bem-estar em todo o planeta. Saiba mais sobre os indicadores que fazem parte do nosso DNA aqui.