Corpo Docente


  • Áreas de Concentração:

  • Público alvo:

    .

Nível: Mestrado e Doutorado

Sobre o nosso curso


Ler Mais
Mais informações

Setor de Apoio Acadêmico

  • Áreas de Concentração:

  • Público alvo:

Coordenação do Curso
  • Prof. Dr. Adilson da Costa

    Área de atuação: Ciências da Saúde: Medicina: Dermatologia / Ciências Biológicas: Biologia Geral: Sinalização Celular

    Cidadão Luso-brasileiro, detentor de “Green Card for Extraordinary Abilities Worker – Scientific Field” concedido pelo governo dos Estados Unidos da América (EUA, em 2016), Dr. Adilson da Costa possui graduação em Medicina (1997) e especialização em Dermatologia (2001) pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, mestrado em Medicina (Dermatologia Clínica e Cirúrgica) pela Universidade Federal de São Paulo (2006) e doutorado em Medicina (Dermatologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2012). Possui pós-doutorado em pesquisa em dermatologia (março de 2015 a setembro de 2016) pela Emory University School of Medicine, Atlanta, GA, EUA, onde trabalhou com extração de princípios botânicos, sinalização molecular e métodos in vitro e modelos animais, aplicando-os em estudos de melanoma e angiossarcoma. Foi professor-assistente de dermatologia na Universidade de Mogi das Cruzes (2005-2006). Foi médico-assistente (2006-2012) e chefe (2012-2014) do Serviço de Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, onde coordenava os ambulatórios de acne, rosácea, cosmiatria, vitiligo/discromias, laser e dermatologia da gravidez. Na mesma instituição, foi coordenador do programa de residência médica em Dermatologia (2009-2012) e de todos os programas de aperfeiçoamento/especialização médicos (2011-2014). Foi proprietário, diretor científico e investigador principal da KOLderma Instituto de Pesquisa Clínica Ltda (2008-2014). Atualmente, é orientador permanente do programa de pós-graduação do IAMSPE/HSPESP (mestrado e doutorado) e proprietário da Clínica Adilson da Costa de Dermatologia EIRELI, na cidade de São Paulo, para onde viaja desde os EUA para fazer atendimentos uma semana por mês. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em dermatologia clínico-cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: cosmiatria, cosmecêuticos, fotoenvelhecimento, poluição e pele, despigmentação, acne, rosácea, dermatoses na gravidez, laser, sinalização molecular, métodos in vitro e modelos animais.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Alexandre Torchio Dias

    Área de atuação: Citogenômica, Genética Humana e Médica, Biologia Molecular, Patologia Clínica

    Doutor em Ciências – Área de Citogenômica pelo Programa de Patologia pela FMUSP (2015); Especialista em Administração Hospitalar pelo IPESSP/UNICID (2011); Especialista em Genética Médica e Citogenética pelo IAMSPE (2004); Graduado em Ciências Biológicas/Modalidade Médica (Bacharel em Biomedicina) pela Universidade de Mogi das Cruzes (2002). Atualmente atuo como Coordenador Auxiliar do curso de Biomedicina na Universidade Paulista do Campus Tatuapé e Professor Titular do curso de Biomedicina da Universidade Paulista. Pesquisador e Orientador Permanente no Programa de Pós graduação (Mestrado e Doutorado) no IAMSPE e Pesquisador no Laboratório de Citogenômica do LIM 03 do Departamento de Patologia da FMUSP com as seguintes linhas de pesquisa: Citogenômica, Genética Médica e Defeitos Congênitos; COO da OMIKA Consultoria em Genética Ltda; Membro do Comitê de Patologia Molecular e Genômica da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial; Membro da Sociedade Brasileira de Genética; Membro da American Society of Human Genetics; Membro do Conselho Consultivo da Casa Hunter; Membro do Comitê de Ética da Universidade Paulista; Revisor dos periódicos Einstein Journal e Journal of Assisted Reproduction and Genetics.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Ana Iochabel Soares Moretti

    Área de atuação: Inflamação e Matriz Celular

    Pós-Doutorado em Biofísica na Faculté de Pharmacie , AIX-Marseille Université/França, Pós-doc em Cardiologia no Laboratório de Biologia Vascular do INCOR/HC/FMUSP. Pós-Doutorado e Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP, Mestrado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, e Graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora associada do Laboratório de Sinalização Celular do CTCMol/UNIFESP.. Orientadora Permanente de Pós-Graduação do Programa de Ciências Médicas do IAMSPE. Experiência na área de biologia celular e molecular atuando principalmente nos seguintes temas: proteína disulfeto isomerase, metaloproteinases de matriz, nitrosilação protéica, inflamação e cicatrização, purificação e estudo biofísico de proteínas recombinantes, interações proteicas estudos in vivo e in vitro, ensaio biofísicos, biologia de sistemas.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Beatriz Mangueira Saraiva Romanholo

    Área de atuação: Fisiologia Pulmonar / Asma ocupacional e exercício

    Beatriz é Bióloga formada pela Universidade São Judas Tadeu (1994), mestre (2002),doutora (2008) em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo, pós doutorado (2019) pela UNIFESP, Especialização em Educação Médica (2020), pela FMUSP. Orientadora do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, Bióloga- pesquisadora da Fundação Faculdade de Medicina pesquisadora colaboradora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, docente e pesquisadora da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Presidente da Comissão de Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Cidade de São Paulo. Participa como pesquisadora do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atua como membro da Comissão de Acreditação do Sistema de Acreditação das Escolas Médicas – SAEME do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Educação Médica. (www.saeme.org.br).

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Carla Pagliari

    Área de atuação: Imunopatologia

    Possui graduação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1989) e doutorado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é especialista de laboratório (superior IV) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Anatomia Patológica desde 1988, com ênfase em imunopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: imuno-histoquímica, doenças infecciosas, células dendríticas, resposta imune celular in situ, dermatologia tropical. É pesquisadora participante do Instituto nacional de Ciencia e tecnologia para Febres Hemorrágicas Virais. Bolsista CNPq nível II. Coordenadora de Projeto contemplado no edital Universal CNPq 2016, faixa B Livre Docente pelo Instituto de Medicina Tropical de São Paulo – USP (2018).

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Carlos Neutzling Lehn

    Área de atuação: Cirurgia de Cabeça e Pescoço

    Possui graduação em Medicina pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1988), mestrado em Medicina (Cirurgia de Cabeça e Pescoço) pelo Hospital Heliópolis (1993) e doutorado em Medicina (Otorrinolaringologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Foi chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Heliópolis de 2001 a 2009. Atualmente é médico assistente do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital do Servidor Público Estadual do IAMSPE. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer de cabeça e pescoço, fatores prognósticos, tratamento dos tumores avançados, carcinoma da cavidade oral, robótica em cirurgia de cabeça e pescoço.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Cidia Vasconcellos

    Área de atuação: Epidemiologia / Dermatopatologia

    Doutorado em Medicina (Patologia) na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1995), validado pela Universidade de Coimbra (2014); Pós-Doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) em 1998 e Mestrado em Medicina (Dermatologia) em 1988, ambos na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Residência Médica em Dermatologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1981) e Especialização em Saúde Pública na Universidade São Camilo (1983); Graduação em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1979). Professora de programas de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Dermatologia) e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual São Paulo / Universidade Cidade de São Paulo. Eleita para o Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Dermatologia (2014); quatro vezes eleita como conselheira da Sociedade Brasileira de Dermatologia da Regional São Paulo. Experiência em Medicina, ênfase em Dermatologia, Patologia e Saúde Pública, ensino e pesquisa nos campos: Dermatologia, Dermato Patologia, Microscopia Eletrônica de Transmissão, Imunologia, Epidemiologia e Metodologia da Pesquisa Científica na área da Saúde.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Clarice Rosa Olivo

    Área de atuação: Fisioterapia, Treinamento físico, Modelo animal, Infecção e Enfisema

    Possui graduação em fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003), mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, orientadora permanente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual e professora da Universidade Cidade de São Paulo.Capacitada pela Maastricht University (Holanda) em aprendizado centrado no estudante. Atuando principalmente nos seguintes temas: airway inflammation animal model, asthma, exercise training, COPD, aerobic training e medical education.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Cristiane Bitencourt Dias

    Área de Atuação: Clínica Médica

    Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Pará (1996) e doutorado em Nefrologia pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é médica clínica geral do Hospital dos Servidores do Estado de São Paulo e médica pesquisadora do LIM 16 do Hospital das Clínicas de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: glomerulopatias, vitamina D e pré-diabetes.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Flávia de Sousa Gehrke

    Área de atuação: Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro

    Pós-Doutora pelo Programa de Pós Graduação do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE). Pós-Doutorado pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Doutorado e Mestrado em Ciências pelo programa Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro da Universidade de São PaulO (USP). Orientadora Permanente de Pós-Graduação pelo Programa de Ciências Médicas do IAMSPE. Pesquisadora Associada no Erasmus Mundus Joint Master Degrees in Biomedical Laboratory Sciences. Avaliadora ad-hoc no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/ MEC). Professora Titular da disciplina de Parasitologia do Centro Universitário Saúde ABC (FMABC), Professora no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências Médicas da FMABC. Professora no Programa de Especialização em Análises Clínicas da FMABC. Professora Titular da Universidade Paulista (UNIP). Experiência na área de diagnóstico molecular das doenças crônicas não transmissíveis e infecciosas. Genética molecular, identifIIcação de biomarcadores para o desenvolvimento de ferramentas moleculares para o diagnóstico, prognóstico e tratamento de doenças. Atua na área de pesquisas laboratoriais em saúde pública.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. George Cesar Ximenes Meireles

    Área de atuação: Cardiologia intervencionista

    Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (1981), residência em Cardiologia no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (1984-5), estágio em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista no Instituto do Coração da FMUSP (1986-89) e em Pesquisa (1990) e Doutorado em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (2002). É membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista e da Sociedade latinoamericana de Cardiologia Intervencionista. Diretor do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira e professor orientador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia Intervencionista, atuando principalmente em intervenções coronárias percutâneas (angioplastia e implante de stents coronários).

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Jaques Waisberg

    Área de atuação: Gastrocirurgia

    Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), residência em Cirurgia Geral pela FMABC, mestrado em Medicina (Gastroenterologia) pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia (IBEPEGE), doutorado em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM -UNIFESP), pós-doutorado e livre docência pela Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica do Departamento de Cirurgia da EPM-UNIFESP. Atualmente é Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo da FMABC, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), Pró-Reitor de Pós-Graduação do IAMSPE, orientador colaborador e coordenador local do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da FMABC, membro da Comissão de Livre-Docência da FMABC, Membro da Comissão de Pós-Graduação Pesquisa e Inovação da FMABC, orientador colaborador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar da EPM-UNIFESP, coordenador local do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq) do IAMSPE e docente do curso de medicina da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Possui título de especialista em Cirurgia Geral, Coloproctologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Gastroenterologia, e habilitação em Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo. É membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Sociedade Brasileira de Coloprocotologia, Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Sociedade Paulista de Gastroenterologia e da Associação de Coloproctologia do Estado de São Paulo. É fellow do American College of Surgeons (FACS). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Gastroenterológica, atuando principalmente nos seguintes temas: neoplasias colorretais, marcadores biológicos de tumor, carcinoma gástrico, tumores neuroendócrinos e estudos moleculares na carcinogênese do câncer. Bolsista de Produtividade em Pesquisa -Nível PQ-2 do CNPq (Edital / Chamada CNPq Nº 09/2018).

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado

    Área de atuação: Pediatria

    José Lúcio Martins Machado, 57 anos, médico, professor universitário, formado pela FM Jundiaí, em 1984, Residência Médica em Cirurgia Geral na FM Botucatu- UNESP, e Cirurgia Pediátrica, no Hospital Cruzada Pró-Infância Pérola Byington. Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica-CIPE/ AMB, em 2002. É Professor Assistente Doutor da Disciplina de Cirurgia Pediátrica da FM Botucatu-UNESP desde 1987 . Por meio de concurso público foi aprovado em 2005 para provimento do cargo efetivo de Professor Assistente em RTP , na mesma Disciplina. Professor Colaborador da FM Jundiaí, SP, entre 1998 a 2003; Diretor do Curso de Medicina da UNAERP, Ribeirão Preto, de 2001 a 2004; foi diretor do curso de Medicina da UNICID-SP de 2004 a 2014. Foi consultor/Avaliador do INEP e Membro do Comitê Permanente e Consultor/Avaliador da Secretaria Executiva do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura (SESU/MEC), de 2002 até 2008. Foi representante do MEC na Comissão Nacional de Residência Médica e Comissão de Ensino Médico de 2005 a 2008. Mestre, em 1993, e Doutor em 2002 junto ao Curso de Pós-Graduação em Bases Gerais da Cirurgia e Cirurgia Experimental, da FM Botucatu, UNESP. Especializações em Administração de Serviços de Saúde, pela FM da Fundação do ABC(2005), em Ativação de Mudanças na Graduação em Saúde pela ENSP/FioCruz/Ministério da Saúde (2006) e Gestão da Atenção a Saúde pela Fundação Dom Cabral e Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (2009). Dentre as atividades exercidas na carreira universitária, destaca-se pela sua intensa atividade ligada ao Ensino de Graduação em Medicina e em Residência Médica, especialmente junto aos órgãos colegiados do ensino superior, exercendo as mais variadas funções, incluindo a Coordenação e Vice-Coordenação do Curso de Medicina da F.M.Botucatu de 1992 a 1996 em três mandatos consecutivos, além da participação em Conselhos, Comissões, Representações e Administração. Nas atividades de pesquisa e desenvolvimento, faz parte de duas linhas de pesquisa, uma na área de Diabetes Mellitus Experimental , e é líder de Grupo de Pesquisa junto ao CNPQ em Avaliação em Educação Médica . No período de 1995 a 2000, coordenou o Programa UNI Botucatu da Fundação WK Kellogg, fundou e foi diretor- presidente da Fundação UNI-Botucatu de 1997 a 2001. Tem 60 artigos publicados em periódicos com textos completos 1 livro e outros 20 capítulos de livros publicados e 178 trabalhos apresentados em eventos científicos, com 185 participações em congressos, jornadas e simpósios. Como Consultor em Educação Médica capacitou mais de 1.600 professores universitários em Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem em Especial na Aprendizagem Baseada em Problemas o PBL , na Aprendizagem Baseada em Equipes – TBL , na Problematização e na utilização do Planejamento Estratégico Situacional o PES na Gestão de Escolas Médicas. Nos últimos 12 anos assessorou 54 Instituições de Ensino Superior dentre as quais 19 Universidades, 17 Centros Universitários e 18 Faculdades na elaboração de seus Projetos Político-Pedagógicos para implantação e/ou reestruturação de Cursos de Medicina .É professor orientador permanente do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Ciências da Saúde do Hospital Servidor Público Estadual- IAMSPE e professor pesquisador e orientador permanente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Inovação e Tecnologia em Saúde do Instituto Sírio Libanes de Ensino e Pesquisa. Atualmente é o Gestor do Curso de Medicina da Universidade de São Caetano do Sul – USCS, Campus Bela Vista em São Paulo e é Coordenador do Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde da Universidade de São Caetano do Sul.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Juliana Monte Real

    Área de atuação: C.Biológicas, Bioquímica, Biologia Molecular, Imunologia, Análises Clínicas

    Pesquisadora e professora graduada em Biomedicina e Doutora em Ciências Biológicas pela Fundação Antônio Prudente Hospital AC Camargo. Fez pós-doutorado sobre oncologia no programa de Ciências da Saúde no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. Possui experiência nas áreas de Biologia Molecular, Imunologia e Oncologia Molecular. Atualmente é Pesquisadora Científica na Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer TUCCA, localizada no Departamento de Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina, onde é responsável pelo laboratório de Patologia Molecular. Professora do Curso de Medicina na Disciplina de Oncologia da Faculdade Santa Marcelina. Atua como pesquisadora principal em projeto na área de medicina intensiva e exossomos, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) sendo desenvolvido no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) da Universidade de São Paulo. Orientadora permanente do programa de pós-graduação stricto sensu do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE). Leciona nos programas de pós-graduação lato sensu em Análises Clínicas na Universidade Santo Amaro (UNISA) e Assistência Multiprofissional em Oncologia do Centro Universitário São Camilo. Possui experiência como membro técnico de Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e Comissão Interna de Biossegurança (CIBio).

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Luciana Kase Tanno

    Área de atuação: Alergia e Imunologia

    Médica Alergista e Imunologista Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis (2001). Atualmente é médica assistente do Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital Servidor Público Estadual de São Paulo e membro do Comitê Especial em Anafilaxia da Organização Mundial de Alergia. Foi colaboradora do Ambulatório de Reações Adversas a Medicamentos do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (2006-2011), onde cursou o doutorado (2011-2014). Professora orientadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual. Tem experiência nas áreas de pesquisa clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: reações adversa a drogas, investigação das reações de hipersensibilidade a medicamentos, farmacogenética, anafilaxia, alergias cutâneas, classificação de doenças alérgicas e Classificação Internacional de Doenças (CID).

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Marcelo Augusto Fontenelle Ribeiro Junior

    Área de atuação: Gastrocirurgia

    Possui graduação em Ciências Médicas pela PUC de SOROCABA (1992), mestrado (1997) e doutorado (2000) em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Professor Livre Docente pela Universidade Santo Amaro (2015). Experiência Acadêmica: Ex-Professor Assistente Doutor departamento de cirurgia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Ex-médico Colaborador serviço de cirurgia do fígado e hipertensão portal do HC FMUSP, Ex-Professor de Habilidades Cirúrgicas (Técnica operatória e Cirurgia experimental) da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID e Ex- Professor Titular, chefe da Disciplina de Cirurgia Geral e do Núcleo de Clínica Cirúrgica e Ex-Diretor do Curso de Medicina da Universidade Santo Amaro- UNISA. Foi Supervisor do PRM em Cirurgia Geral e vídeo-laparoscópica da UNISA entre 2009-2019. Orientador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) desde 2010. Aprovado em Concurso Público para provimento de cargo de Professor Titular junto ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2018). Professor da Disciplina de Cirurgia Geral e Trauma da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2020). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Hepato-Biliar e transplante, Cirurgia Geral, Urgência e Emergência e Trauma assim como Cirurgia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: Trauma, urgência e emergência, cirurgia Hepato-biliar, transplantes, carcinoma hepatocelular e métodos ablativos.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Marcia Kiyomi Koike

    Área de atuação: Saúde, bem-estar e coaching / Remodelamento Cardíaco

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995), especialização em Anatomia, Fisiologia, Saude da Familia, Medicina Comportamental e acupuntira. Fez aperfeiçoamento em Biologia Celular e histologia Geral pela UNIFESP e em Pesquisa Clinica pela FMUSP. Tem doutorado em Ciências (Emergências Clínicas) pela Universidade de São Paulo (2006). Tem formação em Faciltação de meditação pela UNIFESP e MBA em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Foi docente da Universidade Cidade de São Paulo dos cursos de biomedicina e medicina (2007 a 2013) e docente da Universidade Anhembi Morumbi dos cursos de biomedicina, enfermagem e farmácia (2015 a 2017). Atualmente é especialista em pesquisa da Universidade de São Paulo, orientadora permanente de mestrado e doutorado na Pós-graduação em ciências da saúde do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual e docente pontual do curso de pós graduação em nutrição em doenças crônicas do Albert Einstein. É coordenadora do Núcleo de Estudos do Coração e do Bem-estar, grupo de pesquisa do CNPq, desde 2009.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Mario Cezar Pires

    Área de atuação: Dermatologia
    He has graduation in MEDICINE by Faculdade de Medicina de Jundiaí (1983), Master and PhD degree by HOSPITAL DO SERVIDOR PUBLICO ESTADUAL-SP (1993 and 1997). Nowadays he is Director of Research and Teaching Department of COMPLEXO HOSPITALAR PADRE BENTO DE GUARULHOS and Chief of Diagnostic and Therapeutic Department of Dermatology Service of HOSPITAL DO SERVIDOR PUBLICO ESTADUAL-SP. He has Medidicine experience, especially in Dermatologya and Allergy, and researches in:: general dermatology, allergy, psoriasis, atopic dermatitis, contact dermatitis, skin barrier and vitiligo.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Michel Burihan Cahali

    Área de atuação: Otorrinolaringologia

    Graduado em Medicina (1994) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Residência Médica (1998) em Otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da FMUSP, Título de Especialista em Otorrinolaringologia (1998) pelo Ministério da Educação e Cultura do Brasil, Título de Especialista em Otorrinolaringologia (1997) pela Associação Médica Brasileira, Pós-graduação nível Doutorado (2003) em Otorrinolaringologia pela FMUSP e Título de Medicina do Sono (2012) pela Associação Médica Brasileira. Atualmente é médico assistente da Clínica Otorrinolaringológica e professor colaborador de Otorrinolaringologia da FMUSP, supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina do Sono da FMUSP, responsável pelo ambulatório de distúrbios respiratórios do sono do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo e orientador de pós-graduação do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual. Desenvolve e publica estudos, no Brasil e no exterior, sobre a fisiologia, fisiopatologia e cirurgias para tratamento da via aérea superior, com ênfase em roncos, apneia obstrutiva do sono e cirurgia para reposicionamento da musculatura da faringe. Descreveu a cirurgia conhecida por faringoplastia lateral. Ministra conferências no Brasil e no exterior sobre estes temas.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Monica Paschoal Nogueira

    Área de atuação: Ortopedia

    Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (1995), Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP (2003) e Doutorado pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2011). Especialização em Ortopedia e Traumatologia nas áreas de Ortopedia Pediátrica, Reconstrução e Alongamento Ósseo pela Universidade de Maryland, Baltimore – EUA. Chefe do Grupo de Ortopedia Infantil e Reconstrução do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo bem como Preceptora da Especialização em Ortopedia Infantil e Reconstrução do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo – HSPE. Tem publicações em descompressão de nervos periféricos com apresentações no exterior sobre esse tema. Participou ativamente da introdução da Técnica de Ponseti para tratamento do pé torto no Brasil coordenando o Projeto Ponseti Brasil com 21 simpósios/treinamentos no Brasil e participações internacionais. Interessa-se pela disseminação de tecnologias médicas, com ênfase em Saúde Pública. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica – SBOP, Membro da ASAMI Brasil, Membro da Sociedade Brasileira de Reconstrução e Alongamento Ósseo, Membro da Ponseti International Association e Ponseti International Association – PIA Latino America.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Neusa Yuriko Sakai Valente

    Área de atuação: Dermatologia

    Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), mestrado em Medicina (Dermatologia) pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Medicina (Dermatologia) pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é médica-encarregada da Dermatopatologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo – IAMSPE, Médica-pesquisadora do Laboratório de Investigação Médica -53 do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Dermatopatologista do Laboratório de Dermatopatologia da Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Dermatologia e Dermatopatologia atuando principalmente nos seguintes temas: Dermatopatologia geral, Micologia Médica, Tricologia, tumores de anexo.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Paulo Henrique Pires de Aguiar

    Área de atuação: Neurooncologia, Cirurgia de base do crânio, Cirurgia aneurismas

    Possui Livre-Docência em Neurocirurgia pela Faculdade de Medicina (2006). Pós-doc Fellow 2008). Doutorado em Patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1998). Especialização em Cirurgia da Base do Crânio no Hospital Nordstadt Hannover, Alemanha (1992 a 1993). Residência em Neurologia e Neurocirurgia pelo Hospital das Clinicas da FMUSP (1988 a 1992). Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é Professor Auxiliar de Ensino Superior da Área de Neurologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Médico Pesquisador e Preceptor da Residência de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina do ABC; Médico Cirurgião, Coordenador Técnico da Neurocirurgia e da Residência Médica do Hospital Santa Paula; Professor de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Instituto de Assistência ao Servidor Público Estadual; Professor Visitante Oficial do Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Maastricht, Holanda (2020-2021). Presidente eleito para presidir o Congresso Brasileiro de Neurocirurgia (2022). Empossado para ocupar a 14º cadeira Prof. Dr. Rui Raul Dahas de Carvalho ABNc. Foi Professor Visitante em Technische Universität Dresden; Brighan and Women´s Hospital Harvard Medical School; Hospital Saint Luc, Bélgica; Yale University School of Medicine; Regina Qu´Appelle Health Region; University of Montreal; University of Tübingen; Medizinische Hochschule Hannover; Universität Kassel; University of Cincinnati; Stanford University Medical Center; Johns Hopkins University; Hospital Geral de Newcastle Upon Tyne Northumberland Inglaterra. Prêmio Rockfeller – Faculdade de Medicina da USP (1987); Premiado com Dean H. Echols, MD. Lecturer in Neuroscience, pela palestra: Treatment of complex intracranial meningiomas: from molecular biology to main surgical approaches, concedido pela Tulane University & Ochsner Clinic Foundation (2010). Prêmio Hugges Duffau Award – Society for Neuro-Oncology Latin America (2016). Prêmio The State of the Art in Neuro-Oncology, Sociedade de Neuro-Oncologia da América Latina SNOLA (2018). Anteriormente foi Professor de Pós-Graduação do Departamento de Neurologia da FMUSP (2003-2010) e Professor Permanente de Pós-Graduação do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009-2014). Possui 1.004 aulas ministradas em graduações (medicina), residência médica, especialização e pós-graduação, incluindo aulas ministradas no exterior: Johns Hopkins Medical Institutions, Hospital Notre Dame; The Ohio State University; Tulane University; Universidade de Maastricht; Hospital Saint Luc da Universidade de Leuven; Hospital Brigham and Women s da Universidade de Harvard e Universidade de Saskatchewan, Canadá. Foi Presidente do 2nd Panamerican Symposium on Vascular Neurosurgery (2012); Presidente de honra. XVI Congresso da Academia Brasileira de Neurocirurgia (2015); Presidente do Simpósio IV Advanced Techniques in Neurosurgery (2016); Presidente do Simpósio New Trends in Epilepsy (2017); Presidente do Simpósio II Novas Tendências em Epilepsia, Dor e Movimentos Anormais (2019). O total de publicações compreende 292 artigos em periódicos especializados como autor e coautor, 990 comunicações entre apresentações de trabalhos e anais de congressos nacionais e internacionais. 97 conferências e palestras em congressos no exterior; 11 livros publicados e 154 capítulos de livros. 207 orientações acadêmicas: sendo 10 orientações de doutorado sendo uma orientação de doutorado se fez em conjunto com o Hospital MD Anderson, Houston, Texas, Estados Unidos da América, centro renomado de Neurocirurgia Oncológica, e outra com a Universidade de Tübingen, Alemanha; 4 orientações de mestrado; 41 orientandos residentes; 64 estagiários formados; 34 orientações de iniciação científica com bolsa PIBIC e 54 orientações de iniciação científica sem bolsas. Área de atuação: Neurocirurgia, Aneurismas Cerebrais, Epilepsia.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Reginaldo Guedes Coelho Lopes

    Área de atuação: Ginecologia e Obstetrícia

    Possui graduação pela Faculdade de Ciências Médicas do Centro Universitário Lusiada de Santos em 1974, Residência Médica de 3 anos no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (1975 a 1978), mestrado em Ginecologia pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo(1998) e doutorado em Medicina (Ginecologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Atualmente é Diretor do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo “Francisco Morato de Oliveira”, Diretor da Endolaser, Unidade de Videoendoscopia e Laser em Ginecologia, Docente da Faculdade de Medicina da UNICID-SP de 01/02/2008 a 31/07/2019. Presidiu a Sociedade Paulista de Endoscopia Ginecológica de 1999 a 2001. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endoscopia Ginecológica, atuando principalmente nos seguintes temas: ginecologia, obstetrícia, endoscopia ginecológica (laparoscopia e histeroscopia) e endometriose.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Ricardo Vieira Botelho

    Área de atuação: Neurologia

    Formação acadêmica: Formado em medicina pela faculdade de medicina da Universidade Federal do Triângulo mineiro em 1988 (antiga FMTM). Possui especialização (Residência médica) em neurocirurgia pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Bolsista do(a): Fundação de Aperfeiçoamento de Pessoal, FUNDAP, Brasil).1988 – 1992 Pós-graduação: Doutorado em Psicobiologia (Conceito CAPES 7). Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil. Título: Os Distúrbios Respiratórios do Sono na Malformação de Chiari. Ano de obtenção: 2004. Orientador: Professor Sérgio Tufik. Pós-Doutorado (2009 ? 2010): Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil. Grande área: Ciências da Saúde. Título: O efeito da Cirurgia descompressiva na apnéia do sono em pacientes portadores de Malformação de Chiari. Supervisor: Professor Sérgio Tufik. Atividade acadêmica: É orientador permanente do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde. É o professor regente da disciplina ?CS19 – A Busca de Evidências pela Estratégia da Revisão Sistemática e Metanálise?. Tem experiência em medicina com ênfase em Neurocirurgia e doenças da coluna vertebral. Diretor de Diretrizes da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia de 2012 a 2018. Linhas de pesquisa: Possui linha de pesquisa em malformações da transição craniovertebral, malformação de Chiari e Invaginação Basilar. Possui também linha de pesquisa paralela em revisões sistemáticas e metanálise. Orientações: Orientou quatro teses de doutorado, 18 dissertações de mestrado e 10 trabalhos de iniciação científica. Publicou 77 trabalhos catalogados no MEDLINE. Escreveu três capítulos em livros internacionais e vários no Brasil.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Sergio Roberto Nacif

    Área de atuação: Medicina do Sono

    Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971). Doutorado pelo Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação da Universidade Nove de Julho – UNINOVE (2014) – Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (2005). Médico especialista em Pneumologia (SBPT 1980) e Certificação em Medicina do Sono (Associação Brasileira de Sono 2011). Certificação para área de atuação em Medicina do Sono, por notório saber, pela Sociedade Brasileira de Pneumologia, em 2012. Em atividade no Hospital do Servidor Publico do Estado de São Paulo – Serviço de Pneumologia (DAR – Setor de Provas de Função Pulmonar e Ambulatório do Sono). Membro efetivo e Sócio Fundador da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Membro efetivo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia. Membro efetivo da Associação Brasileira de Medicina do Sono. Membro efetivo da Asociacion Latina Americana del Torax (ALAT) e da European Respiratory Society. Professor do curso de graduação em Medicina na Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Estagio de Doutorado Sanduiche no exterior – bolsa CAPES – em Palermo, Italia (Consiglio Nationale delle Recerche) de nov/2013 a março/2014.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Sonia Maria Cesar de Azevedo Silva

    Área de atuação: Neurologia

    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1978), mestrado em Neurologia Clínica pela Universidade Federal de São Paulo (1996) e doutorado em Neurologia / Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Atualmente é Médica Assistente da Disciplina de Neurologista da Universidade Federal de São Paulo, Médica Diretora do Serviço de Neurologia do Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) , Chefe do setor de Transtornos do Movimento do Hospital do Servidor Público Estadual.Atua principalmente em transtornos do movimento e Doença de Parkinson.Atua como orientadora no programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) do IAMSPE.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Umberto Gazi Lippi

    Área de atuação: Ginecologia e Obstetrícia

    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1965) e doutorado em Medicina (Obstetrícia) pela Universidade Federal de São Paulo (1972). Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, médico do Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira, docente da Universidade Cidade de São Paulo, médico – Consultório Médico Particular e médico da Prefeitura Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia, atuando principalmente nos seguintes temas: obstetrícia, ginecologia, gravidez, perinatal e parto.

    Currículo Lattes E-mail