Prevenção de queda em idosos: UNICID e Metrô promovem ação de conscientização

Evento ocorre no dia 14 de junho na estação Tatuapé

10/06/2022

Quem passar pela estação Tatuapé no dia 14 de junho poderá participar de uma ação de conscientização promovida pela UNICID e o Metrô. A proposta é informar a população sobre a importância da prevenção de quedas em idosos.

A atividade ocorre das 10h às 15h e vai apresentar os cuidados que devem ser tomados em relação à população da terceira idade, além de informar todos os usuários sobre o uso adequado dos elevadores e escadas rolantes.

Com a participação de alunos do curso de Fisioterapia, acompanhados por docentes da Instituição, os passageiros serão conscientizados sobre perigos e consequências de lesões decorrentes de quedas.

De forma interativa, uma oficina montada na área paga da estação apresentará um circuito com obstáculos e mais informações.

E tem mais: quem passar pelo local no dia 14 poderá realizar testes de equilíbrio e orientações de prevenção de quedas, com orientação dos alunos do curso de Fisioterapia. Também haverá aferição da pressão arterial, realizada pelos estudantes do curso de Medicina.

Movimento Circular Universitário

Aproveitando o momento, a UNICID vai ressaltar a importância do Movimento Circular Universitário – MUC, projeto que tem como objetivo a doação e empréstimos de órteses para ajudar pessoas com dificuldade de locomoção.

Com isso, serão arrecadados diversos materiais ortopédicos, como muletas, bengalas, talas, tipoia, estabilizadores, prótese, cadeiras de rodas, andadores e similares.

O projeto é coordenado pela Prof. Maria Elisabete Salina Saldanha, responsável pela ação e docente dos cursos de Fisioterapia e Medicina da UNICID.