Projeto de alfabetização realizado pelo curso de Pedagogia beneficiou mais de 400 crianças do ensino público

Os alunos da graduação criaram kits de alfabetização para sanar as principais dificuldades das crianças

06/07/2021

A 2ª edição do Programa Residência Pedagógica (PRP) com o Núcleo do curso de Pedagogia trouxe resultados incríveis! Foram 60 alunos envolvidos, sendo 48 bolsistas e 12 voluntários em um projeto de alfabetização.

Em articulação com as professoras e coordenadoras pedagógicas da E.E. Orlando Silva e da E.E. Dr. Francisco Glycério de Freitas, ambas na zona lestes de São Paulo, foram contempladas 411 crianças, que participaram desde o processo de criação do projeto.

A primeira fase contou com a votação das crianças para a escolha de personagens que representariam o projeto de alfabetização. Assim, nasceram Davi e Ana, os mascotes do projeto que foram desenvolvidos pela aluna Karin Kardel, do quinto semestre de Pedagogia.

As imagens dos personagens foram idealizadas pelos residentes, reforçando características de diversidade, questões de gênero e inclusão social.

Na segunda etapa do projeto, foi preparada uma avaliação de sondagem, para identificar as principais questões e dificuldades na alfabetização das crianças.

A partir dos resultados obtidos, na terceira etapa, os residentes elaboraram kits com jogos e processos lúdicos para facilitar o desenvolvimento de alfabetização. A entrega dos kits foi no dia 15 de julho.

“O projeto com a elaboração de um kit lúdico e direcionado as demandas das crianças , pode resgatar  o prazer que a fase  de  aprender a ler e escrever pode despertar nos alunos”, comenta a Profa. Luciene Teixeira Diniz, orientadora do PRP – CAPES/UNICID

Além de beneficiar tantas crianças em seus processos de alfabetização, o projeto criou uma rede de apoio, com um trabalho forte de responsabilidade social e o exercício de atividades práticas aos alunos do curso de Pedagogia.

“O PRP permite a inserção dos estudantes […] mediante o desenvolvimento de atividades de pesquisa e de práticas de ensino inovadoras que contribuem para a melhoria do ensino na Educação Básica e propiciam uma vivência prática do cotidiano profissional docente”, detalha a coordenadora institucional do PRP, Profa Dra Maria Heloisa Aguiar da Silva.

Acesse aqui e assista a live realizada pela Profa. Luciene falando mais sobre o projeto.