Docente da Unicid é coautora de livro do Ipea sobre políticas para a redução das desigualdades no Brasil

11/05/2020

Vanda Mendes Ribeiro é doutora em Educação e coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação da Instituição;

Obra do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada contou com a participação de gestores e pesquisadores nas áreas de saúde, assistência social e educação

A docente Vanda Mendes Ribeiro, doutora em Educação e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Cidade de S. Paulo – Unicid, instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, foi coautora do livro “Implementação de Políticas e Atuação de Gestores Públicos: experiências recentes das políticas de redução das desigualdades”, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A obra, que analisa políticas públicas para a redução das desigualdades no Brasil, foi produzida a partir de gestores e pesquisadores sobre políticas públicas, e contou com a parceria de instituições de ensino superior como a Unicid, de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e PUC-Rio, ambas do Rio de Janeiro (RJ).

A discussão central da obra está relacionada à capacidade do Estado em exercer o papel de agente implementador de políticas e, assim, agir de maneira mais efetiva em prol da população. A publicação reúne experiências que levaram à redução de desigualdades nas áreas de saúde, educação e assistência nos três níveis da Federação (federal, estadual e municipal) nas últimas décadas.

O livro dispõe de 11 capítulos, estruturados em duas partes. A primeira aborda aspectos que permeiam o debate brasileiro sobre a implementação de políticas públicas e suas relações com a discussão da capacidade estatal e burocrática. A segunda parte, traz relatos de gestoras e gestores públicos que estiveram envolvidos em políticas públicas pertinentes à abordagem.

A docente da Unicid, Drª. Vanda, faz uma análise ao final do livro, no título Reflexões e Aprendizagens (página 259), juntamente das docentes Alicia Bonamino e Cynthia Paes de Carvalho, da PUC-Rio, sobre as experiências dos gestores federais, estaduais e municipais no processo de implementação dessas políticas, com apontamentos de ações e dos planejamentos realizados pelos agentes públicos.

“É de grande relevância uma produção como essa, pois a partir das análises das políticas públicas implementadas depois da Constituição de 1988, conseguimos compreender melhor os cenários e obter aprendizagens para pensar o futuro. Além disso, nosso intuito foi tentar trazer à tona a realidade que nos cerca e permitir reflexões que favoreçam a continuidade da ação pública pela redução da desigualdade social em nossos estados, municípios e em nosso País”, argumenta Vanda.

Para saber mais sobre o teor da obra, acesse: Implementação de Políticas e Atuação de Gestores Públicos – NA INTEGRA, disponível no site oficial do Ipea.