• 123456

    Passo a passo para a submissão de projetos

    O projeto de pesquisa é apresentado pelo pesquisador responsável/orientador com anuência do responsável pela unidade em que será desenvolvida a pesquisa, assim cabe a ele o preenchimento da documentação necessária nos moldes aqui especificados.



  • 123456

    Formulário de Encaminhamento de Pesquisa:

    Preencher o Formulário de Encaminhamento de Pesquisa, assinando o Termo de Responsabilidade e providenciando a assinatura do responsável da Unidade onde terá realizada a pesquisa e do responsável pela Unidade em que o pesquisador está lotado.

     



  • 123456

    Projeto de Pesquisa:

    Deve ser apresentado de maneira clara e resumida, obedecendo ao bom vernáculo, contendo entre 20 e 30 laudas digitalizadas em espaço duplo. Deve compreender uma apresentação inicial incluindo título, participantes, origem da pesquisa, local de realização e avaliação do risco presumível para os sujeitos da pesquisa e o texto do projeto que deve conter: introdução, problema da pesquisa, justificativa, objetivos, metodologia da pesquisa (material e métodos), forma de análise dos resultados, referências citadas no texto, cronograma de execução e orçamento financeiro.



  • 123456

    Currículo resumido da Plataforma Lattes dos Pesquisadores:

    Deve incluir todos os pesquisadores envolvidos no projeto e deve ter no máximo 3 folhas, de acordo com modelo especificado no site. Acesse a Plataforma Lattes clicando aqui.



  • 123456

    Preencher o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido:

    O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido deverá ser preenchido pelos sujeitos da pesquisa (quando cabível) e apresentado juntamente com o projeto. Cumpre esclarecer que nos casos envolvendo menores ou legalmente incapazes esse documento será assinado pelos pais ou responsáveis. Outrossim, quando a pesquisa envolver algum tipo de apresentação da imagem, o pesquisador deve informar esse fato aos sujeitos integrantes da amostra e elaborar um termo especifico de consentimento para cessão de direitos de imagem a ser assinado pelos sujeitos ou representantes legais.



  • 123456

    No caso de pesquisas envolvendo seres Humanos, o pesquisador deverá cadastrar o projeto via Plataforma Brasil. O Projeto, a folha de rosto e as demais documentações deverão ser protocolados diretamente na Plataforma Brasil clicando aqui.



Atenção: a falta de alguma documentação ou seu preenchimento incorreto implicam em rejeição direta, sem a análise do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP.

WhatsApp

Precisa de ajuda? Clique aqui e fale com a gente!