O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Fisioterapia, níveis Mestrado e Doutorado, da Universidade Cidade de S. Paulo tem como principais objetivos:
• Formar pesquisadores autônomos, críticos e reflexivos que sejam capazes de buscar perguntas de pesquisa derivadas da prática clínica do fisioterapeuta e gerar resultados que direcionem os processos de avaliação, intervenção e prevenção em Fisioterapia;
• Capacitar pesquisadores a discutir, planejar, conduzir e comunicar pesquisas científicas voltadas à análise das propriedades de medida de instrumentos utilizados por fisioterapeutas (testes, questionários, escalas, etc.) e para análise crítica de desenhos metodológicos, que possam gerar evidência científica de melhor qualidade;
• Desenvolver habilidades voltadas ao trabalho científico em redes de cooperação, para a busca de recursos de apoio à pesquisa em agências de fomento e para a inovação, em âmbito nacional e internacional;
• Capacitar o aluno para a atividade de docência no Ensino Superior, proporcionando cenários de aprendizagem que aliem a prática da docência e da pesquisa na construção da integralidade, na atenção e no cuidado à saúde;
Desta forma, o egresso deste Programa será capaz de desenvolver sua Linha de Pesquisa por meio da condução de projetos sólidos, factíveis e de alta qualidade metodológica na área de Fisioterapia, proporcionando evidências científicas para a avaliação, diagnóstico, prognóstico, prevenção, tratamento e monitoramento de condições de saúde na prática clínica.
Secretaria de Pós-Graduação
Fone:
(11) 3385-3015E-MAIL:
stricto.sensu@cruzeirodosul.edu.brProf. Dr. Leonardo Oliveira Pena Costa
Prof. Dr. Leonardo Oliveira Pena Costa
Vice-coordenação
Credenciamento CAPES/MEC:
Reconhecido pela Portaria MEC nº 2.642 de 27/07/2005, publicada no DOU de 28/07/2005. Reconhecimento mantido pela Portaria MEC nº 1.077, em 31/08/2012, publicada no DOU 03/09/2012.
Credenciamento CAPES/MEC:
Reconhecido pela Portaria MEC nº 2.642 de 27/07/2005, publicada no DOU de 28/07/2005. Reconhecimento mantido pela Portaria MEC nº 1.077, em 31/08/2012, publicada no DOU 03/09/2012.
Avaliação, Intervenção e Prevenção em Fisioterapia
Engloba estudos que visam identificar limitações de capacidade e restrição do desempenho funcional em diferentes populações (idosos, trabalhadores, atletas, pacientes cirúrgicos e com doenças crônicas não transmissíveis). Envolve também estudos relacionados à adaptação transcultural de ferramentas de pesquisa disponíveis em outras línguas e dos estudos de propriedades de medidas (como confiabilidade, validade, sensibilidade à mudança, entre outros) de instrumentos de avaliação que são comumente utilizados por fisioterapeutas. Além disso, são desenvolvidos estudos de processos de aquisição, processamento e interpretação de sinais biológicos por meio de instrumentos de avaliação da função usados em fisioterapia (eletromiografia, dinamometria, posturografia etc).
Avaliação, Intervenção e Prevenção em Fisioterapia
Envolve estudos clínicos epidemiológicos para identificação de risco, diagnóstico, e de prognóstico, além de estudos de intervenção clínica em diferentes populações (trabalhadores, idosos frágeis e pessoas com disfunções musculoesqueléticas, neurológicas, cardiorrespiratórias). Além disso, envolve estudos relacionados à análise crítica dos métodos de pesquisa, de revisão sistemática e metanálise.
Avaliação, Intervenção e Prevenção em Fisioterapia
Envolve estudos relacionados aos processos básicos do sistema nervoso (celulares e moleculares) e do sistema muscular, que explicam os mecanismos plásticos desencadeados pelo exercício físico e os mecanismos de processamento e modulação da dor. Engloba também os estudos de controle, aprendizado e desenvolvimento motor (repertório gestual, controle postural, marcha e movimentos de alcance) em pessoas saudáveis e diferentes populações.
Estrutura Curricular – Doutorado
Duração: O Programa tem a duração de quatro anos, durante os quais deverão ser integralizados 120 créditos, equivalentes a 1.800 horas, sendo 30 créditos em disciplinas e atividades programadas (seminários, palestras, congressos, etc.) e 90 créditos em elaboração da tese de doutorado.
Integralização de Créditos: para integralização dos 30 créditos em disciplinas, o aluno deverá cursar todas as disciplinas de núcleo comum (obrigatórias). Pode haver aproveitamento de créditos do mestrado realizado (mediante aprovação do colegiado de pós-graduação). As disciplinas optativas deverão ser cursadas de acordo com o parecer do orientador do aluno
Estrutura Curricular – Mestrado
O Programa tem a duração de dois anos, durante os quais deverão ser integralizados 60 créditos, equivalentes a 900 horas, sendo 25 créditos em disciplinas e atividades programadas (seminários, palestras, congressos, etc.) e 35 créditos em elaboração de dissertação.
Integralização de Créditos: para integralização dos 25 créditos em disciplinas, o aluno deverá cursar todas as disciplinas de núcleo comum (obrigatórias). As disciplinas optativas deverão ser cursadas de acordo com o parecer do orientador do aluno.
Confira o Regulamento dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Fisioterapia
Prof. Dr. Leonardo Oliveira Pena Costa
Secretaria de Pós-graduação
Telefone: (11) 3385-3015
E-mail: stricto.sensu@cruzeirodosul.edu.br
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Para acessar o Teste Vocacional e descobrir a carreira certa para você, preencha os campos abaixo.
É bem rapidinho!
Para que possamos agendar a sua vista, preencha o formulário abaixo.