Impacto acadêmico e social


  • Selecione outro idioma


Desde 2010, o PPG-FT desenvolve uma série de projetos de pesquisa envolvendo o conceito de Prática Baseada em Evidências (PBE). Esses projetos de pesquisa envolvem a realização de estudos controlados aleatorizados e revisões sistemáticas que auxiliam clínicos em suas tomadas de decisão nas mais diferentes vertentes da prática do fisioterapeuta. Dentro desse contexto, há uma disciplina da PBE que é ministrada para os alunos do PPG-FT. Com o passar dos anos, foi nítido o crescimento de atividades de PBE que os egressos realizam nas universidades que trabalham ou em cursos de educação continuada, seja em cursos livres ou em atividades de pós-graduação lato sensu. A UNICID é uma das universidades brasileiras pioneiras na inserção do conceito de PBE em curso de Graduação. Há disciplina de PBE na graduação em Fisioterapia e em todos os cursos de Especialização da UNICID. Todos os docentes do PPG-FT são treinados em metodologias de aplicação da PBE e esses conceitos são repassados para os alunos de Graduação e Pós-Graduação. Desta forma, todos os discentes são capazes de formular perguntas clínicas, definir o melhor delineamento de pesquisa para responder às suas perguntas, localizar artigos em bases de dados, interpretar o artigo e implementar os resultados de pesquisa em sua prática clínica. Adicionalmente, parte dos egressos do programa estão inseridos em cursos de Graduação em todas as regiões do Brasil, nos quais implementam esta prática, como por exemplo, o egresso de mestrado, Luiz Scola, que é professor da cadeira de PBE na UNIP e o professor Maurício Magalhães que é professor de PBE na UFPA. O Brasil é o país que mais acessa a base de dados Physiotherapy Evidence (PEDro: www.pedro.org.au), com 26% de todos os acessos (https://pedro.org.au/english/learn/pedro-statistics/). Entendemos que grande parte desses acessos vem do esforço de uma série de projetos/atividades/treinamentos do PPG-FT, que formou multiplicadores deste conhecimento para todas as partes do país.

 

1) A egressa Dafne Port Nascimento, orientada pelo Prof. Leonardo Costa, fez todo o seu doutorado analisando o nível de spin (exagero de conclusões) em ensaios controlados aleatorizados e revisões sistemáticas em fisioterapia para dor lombar. Suas publicações nos periódicos Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, Archives of Physical MedicineRehabilitation e Brazilian Journal of Physical Therapy causaram imensa discussão no ambiente científico. Os resultados desses estudos mudaram políticas editoriais de publicação, como pode ser visto na Archives of Physical MedicineRehabilitation (https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31296332/) e Physical Therapy Journal (https://doi.org/10.1093/ptj/pzz099). Finalmente, esses estudos culminaram numa apresentação oral no congresso mundial de fisioterapia sobre o tema spin numa sessão plenária. Entendemos esse resultado como um importante impacto científico e educacional transformador proporcionado pelo PPG-FT.

 

2) Os professores Bruno Saragiotto e Tiê Parma Yamato, além dos alunos Junior Fandin e Mariana Leite são os organizadores do blog PEDrinho da base da dados PEDro(https://pedro.org.au/portuguese/lancamento-official-do-pedrinho/). O blog foi feito para fisioterapeutas brasileiros e tem como objetivo estreitar a relação entre pesquisa e prática clínica através da publicação de resenhas de artigos, divulgação de eventos e novidades da base de dados PEDro. Esta ação recebe apoio da FAPESP (https://namidia.fapesp.br/conheca-as-pessoas-por-tras-do-pedrinho/247442). Entendemos que essa ação traz grande impacto para os fisioterapeutas brasileiros ao traduzir a evidência para o grande público.

 

3) Em 2017, foi publicado o livro intitulado “Avaliação de Tecnologias de Saúde & Políticas Informadas por Evidências” pelo Instituto de Saúde do Governo de São Paulo. Trata-se de um livro de acesso aberto via internet, assim como foram impressos 3 mil exemplares a serem distribuídos a gestores e servidores de saúde do estado. O capítulo “Ferramentas de avaliação de risco de viés de ensaios controlados aleatorizados” foi redigido pelos professores Leonardo Costa e Lucíola Costa e pelas discentes Flávia Medeiros e Alessandra Garcia. Esse livro pode ser baixado por meio do link http://www.saude.sp.gov.br/resources/instituto-de-saude/homepage/pdfs/avaliacao_tecnologia_saudepolticas_inf_evidencias.pdf.

 

4) Nossos docentes têm projetos de Educação em Saúde para comunidade e treinamento de profissionais da rede de saúde. Em 2009 o PPG-FT, através da Profa. Monica Perracini, liderou a iniciativa de implementar estratégias para a conscientização da necessidade de se estabelecer campanhas de Prevenção de Quedas em Idosos. Desde 2009, todos os anos têm se realizado a semana de Prevenção de Quedas com ações voltadas para profissionais da saúde, gestores públicos e comunidade em geral. Na campanha de 2017 com o tema “Um passo de cada vez, não caia em armadilhas” um material educativo foi desenvolvido para orientar profissionais sobre dupla tarefa e risco de cair. Esse material teve a colaboração da egressa Flavia Paiva, e está disponível online em http://www.crinorte.org.br/wp-content/uploads/2017/05/Dupla-tarefa-e-quedas-Material-para-profissionais.pdf

 

5) Anualmente, o SESC em parceria com a Secretaria da Saúde de São Paulo realiza um evento preparatório para profissionais de saúde da rede pública para a Campanha de Prevenção de Quedas. Em 2018 e 2019 a Profa. Monica Perracini atuou como palestrante no treinamento dos técnicos utilizando conhecimentos produzidos por seus alunos. Em 2018 foi realizado um evento internacional (https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/programas-de-prevencao-de-quedas-em-idosos-australia-x-brasil) com a participação do Prof. Gustavo Duque (University of Melbourne), que foi transmitido em plataforma virtual para todas as unidades do SESC. A Profa. Mônica, juntamente com a egressa Flavia Paiva, também desenvolveu um material para profissionais de saúde denominado Um passo de cada vez, não caia em armadilhas!(http://www.sowercomunicacao.com.br/criZN/wp-content/uploads/2019/manuais/Dupla-tarefa-e-quedas-Material-para-profissionais.pdf).

 

6) A Profa. Monica Perracini faz parte do Educational Committee da Fragility Fracture Network – FFN que está desenvolvendo material educativo para cuidadores familiares de idosos após fratura por fragilidade óssea. Também faz parte do Physiotherapy Special Interest Group da FFN do qual foi coordenadora entre 2014 e 2018 em parceria com a Profa. Cathie Sherrington. Este grupo se dedica a criar material educativo e estimular pesquisas na área de fratura por fragilidade, destacando a prática dos fisioterapeutas. É também atual Diretora Científica da FFN Brazil, que em 2019 desenvolveu um ciclo de reuniões científicas para capacitação de equipes multiprofissionais visando a qualificação do cuidado em pacientes com fratura por fragilidade.

 

7) Em 2018, a Profa. Monica Perracini participou como consultora técnica a pedido da Associação Brasileira de Fisioterapia Gerontológica da Comissão de Discussão sobre os pré-requisitos e desenvolvimento da prova para concessão do título de Especialista em Gerontologia pelo COFFITO. Posteriormente, foi nomeada para fazer parte da Comissão responsável pela prova de título de Especialista em Gerontologia realizada em 2019. Ainda em 2019, foi professora e tutora do curso intensivo promovido pela Academia Latinoamericana de Medicina del Adulto Mayor voltada para formação de médicos geriatras na América Latina voltado para Gerontecnologia.

 

8) O livro Funcionalidade e Envelhecimento: Guanabara Koogan, 2a edição, 2019 possui capítulos redigidos pela Profa. Monica Perracini (editora do livro) além das professoras Natalia Ricci, Rosimeire Padula, Adriana C Lunardi e Sandra Alouche juntamente com egressas do PPG-FT como autoras (Camila Lima, Suzana Moraes e Renata Dantas). Este livro é utilizado em diversos concursos no Brasil. Exemplos:

https://repositorio.ufsc.br

http://www.prograd.ufscar.br/cursos/cursos-oferecidos-1/gerontologia/gerontologia-projeto-pedagogico.pdf

https://repositorio.usp.br/item/001822399

 

9) A Profa. Rosimeire Padula foi convidada a participar de debates sobre Metas de Desenvolvimento Sustentável no evento Encontros de Sustentabilidade promovido pelo Comitê de Responsabilidade Social da FIESP de 2017. Coordenou as discussões sobre Metas globais para o desenvolvimento sustentável focado em vida saudável e bem-estar nas indústrias. Além disso, elaborou o texto “Qualidade de Vida e Bem-Estar. Promoção da Qualidade de Vida e Bem-Estar nas Indústrias” publicado na página da FIESP https://www.fiesp.com.br/tag/saude-do-trabalho/ . Em 2018, coordenou o Comitê de Planejamento Estratégico Empresarial, cujo objetivo foi organizar a Jornada da Indústria pela Sustentabilidade, evento realizado nos SESI-regionais. Coordenou a equipe do CORES no planejamento estratégico para análise de ferramentas de gestão em Sustentabilidade, visando criar um guia para orientar gestores da indústria paulista, sobre as ferramentas de qualidade nos processos de diagnóstico, implementação de indicadores e avaliação dos resultados. Grande parte do conhecimento utilizado nestes debates foi produzido pelo grupo de pesquisa coordenado pela professora junto com seus alunos. Além disso, colaborou como voluntária em 2017 com o grupo de estudos criado por fisioterapeutas da empresa Equilibrare. O objetivo foi capacitar os profissionais e criar a cultura de discussões científicas relevantes na área de Saúde do Trabalho e Ergonomia, visando melhorar a prática profissional. Outras ações sociais também foram realizadas no âmbito de debates e trouxeram impacto educacional em 2017. A partir de projetos conduzidos em parceria com a FIESP, a Profa. Rosimeire Padula foi tutora do Talent Day, uma iniciativa do Instituto Vedacit e Instituto Coca-Cola, com o objetivo de orientar jovens em projetos comunitários. E em 2020 participou de debate a convite do SESC-SP no evento Semana Move com foco em bem-estar, saúde, trabalho, e exercício físico, junto com o velejador Beto Pandiani, e o jornalista Ricardo Capriotti (https://www.youtube.com/watch?v=rU2xQvTzoEI).

 

10) Vinculadas a dois projetos de doutorado orientados pela Profa. Rosimeire Padula em estudos de intervenção, foram elaboradas cartilhas de orientações ergonômicas, estímulos a hábitos de vida saudáveis e prática de exercícios, utilizadas no estudo da aluna Aleudinélia Monte. Para o estudo do aluno Roberto Maciel, além das cartilhas, foram criados vídeos com entrevistas com diversos profissionais sobre hábitos saudáveis e cuidados com a saúde dos trabalhadores. Os vídeos foram codificados (QR code) e divulgados, permitindo livre acesso https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30622061/.

 

11) O COFFITO solicitou apoio técnico-científico a professora Rosimeire em 2017 para elaboração de material didático instrucional educacional, a ser disponibilizado pelo Ministério da Saúde, aos Fisioterapeutas dos Centros de Referência em Saúde do trabalhador e demais profissionais registrados no sistema COFFITO – CREFITOS. O módulo elaborado foi de Inspeção para o Diagnóstico Cinesiológico Funcional para o Estabelecimento do Nexo Causal.

 

12) A Profa. Rosimeire Padula também tem participado de debates de formação de ensino e pesquisa, junto ao CREFITO 3 e a ABRAFIT, para formação e atualização do Fisioterapeuta do Trabalho no Brasil. Como exemplo de atuação participou dos Fóruns regionais promovidos pela ABRAFIT em São Paulo e em Santa Catarina. Foi também entrevistada pelo CREFITO 3 com o objetivo de esclarecer sobre a atuação do Fisioterapeuta do trabalho, com Perícia Judicial, Ergonomia, Exercícios e Análise Cinesiológica-Funcional. Em 2019 foi convidada a palestrar e deu entrevista no evento em comemoração dos 50 anos da Fisioterapia no Brasil, representando a área, para debater com alunos e profissionais fisioterapeutas sobre a evolução e a atuação dos profissionais da Fisioterapia em Saúde do Trabalhador e Ergonomia. https://www.youtube.com/watch?v=kl0mNnIvLEI; https://www.facebook.com/watch/?v=432206057445415

 

13) Em 2018, a Profa. Rosimeire Padula gerenciou os grupos OHE StudentsEarly Career e WCPT Network for Occupational Health in Ergonomics com parceiros internacionais. O objetivo do primeiro grupo foi estimular e discutir com alunos e Fisioterapeutas em início de carreira assuntos na área de Fisioterapia em Saúde Ocupacional e Ergonomia. O grupo WCPT Network gerou debates e buscou apoio para aprovação do Subgroup Occupational HealthErgonomics junto ao WCPT. A divulgação pelos grupos permitiu, no final de 2018, a aprovação pelo WCPT do subgrupo e a nomeação da diretoria, da qual faz parte. https://www.facebook.com/watch/?v=780163282189638

 

14) Em 2020, o Prof. Bruno Saragiotto foi convidado pelo presidente do CREFITO 3 para integrar o grupo de trabalho para a regulamentação da telereabilitação no Brasil. Nesse mesmo ano, o Prof. aprovou fomento FAPESP para o projeto “Aceitabilidade à tele-reabilitação como meio alternativo de entrega de programas de Fisioterapia na conjuntura do COVID-19” (https://bv.fapesp.br/pt/bolsas/193369/aceitabilidade-a-tele-reabilitacao-como-meio-alternativo-de-entrega-de-programas-de-fisioterapia-na/), já com produção científica com os alunos Iuri Fioratti e Livia Gaspar Fernandes com o artigo “The COVID-19 pandemicthe regulations of remote attendance in Brazil: new opportunities for people dealing with chronic pain”(https://www.scielo.br/pdf/brjp/v3n2/1806-0013-brjp-03-20200039.pdf).

 

15) O Prof. Bruno Saragiotto realizou um treinamento aos alunos e professores do CETE-Unifesp sobre telereabilitação e o Programa Reabilitador. O intuito da palestra foi utilizar o exemplo do Programa Reabilitador como uma alternativa bem-sucedida para o atendimento de pacientes em tempos de isolamento social pela pandemia do COVID-19. O aluno de doutorado Iuri Fioratti participou de um Podcast sobre o seu projeto Reabilitador para o portal FisioemOrtopedia (40.000 seguidores em redes sociais). A aluna de mestrado Lívia Fernandes participou de dois Podcasts, um sobre letramento em saúde e outro sobre estudos qualitativos para o portal FisioemOrtopedia devido aos seus projetos de mestrado sobre o tema. O Prof. Bruno Saragiotto participou do podcast internacional “The Healing Pain Podcast with Joe Tatta” (mais de 32 mil downloads) para falar sobre seus projetos em telerreabilitação e seu artigo recente (com o discente Iuri Fioratti) sobre promoção de caminhada em pessoas com dores crônicas. O Prof. Bruno foi convidado a desenvolver, em parceria com a startup de tecnologia em saúde Healthcare Intelligence (Hi), um sistema de triagem e aconselhamento para o COVID-19. Esta ferramenta já teve quase 2000 acessos e está disponível gratuitamente através do link https://www.saudehi.com/covid198.

 

16) A Profa. Sandra Alouche a partir de colaboração com a Professora Mindy Levin, da McGill University, Canadá, realizaram a adaptação transcultural da escala “Reaching Performance Scale for Stroke” por ela desenvolvida para o  estudo da aluna de doutorado Flavia Paiva (https://doi.org/10.1080/09638288.2019.1650963). A partir deste contato, a Profa. Sandra Alouche realizou estágio pós-doutoral sob supervisão da Profa. Mindy Levin, em 2018, durante o qual desenvolveram um material educativo desta escala, para a World Stroke Organization. Este material está disponível no site https://world-stroke-academy.org/wso/2018/montreal/234101/mindy.f.levin.sandra.r.alouche.26.marika.demers.kinematics.motor.control.and.html?f=listing%3D3%2Abrowseby%3D8%2Asortby%3D2%2Amedia%3D23.

 

17) O Prof. Cesar Amorim, preocupado em compartilhar conhecimentos científicos adquiridos no PPG-FT, desenvolveu como coordenador 5 cursos de Pós-Graduação EaD Lato-Sensu na UNICID. Esses cursos foram disponibilizados em diversas cidades do Brasil com o intuito de contribuir na formação acadêmica profissional, contribuindo assim para acessibilidade e inclusão social.

 

18) O Prof. Luiz Hespanhol, em 2019, foi premiado com o trabalho que realizou no curso de Graduação em Fisioterapia da UNICID sobre o tema “Aprendizado através de metodologias ativas”, no evento “Práticas Pedagógicas Inovadoras e Exitosas” da UNICID.

 

19) O Prof. Cesar Amorim, foi aprovado em reunião de colegiado da Universidade do Quebec a fazer parte do grupo de professores associados do Laboratoire de Recherche BioNR – UQAC, com essa parceria científica entre instituições, muitos trabalhos relevantes foram publicados. Permitindo a participação direta dos alunos de doutorado Robson Scoz e Bruno Mazziotti no Laboratoire BioNR em Quebec.

http://recherche.uqac.ca/labbionr/2018/05/09/visite-du-dr-cesar-f-amorim/

 

Impactos sócio-culturais

 

O principal impacto social do PPG-FT é o programa de atendimento à comunidade e interação com profissionais dos serviços, desenvolvido com a efetiva participação de docentes e discentes do PPG por meio dos estudos que visam oferecer intervenções subsidiadas por conhecimentos atuais e pautados pela ética nos procedimentos. Esses estudos têm sido realizados desde 2009 e se intensificaram desde então com o fortalecimento de diversos projetos de pesquisa com diferentes docentes do PPG-FT. É possível notar que os projetos abaixo, apesar de isolados, compõem um programa contínuo de atendimento à comunidade e, portanto, diferem-se de projetos focados exclusivamente na obtenção de dados de pesquisa, por exemplo.

 

1. Estudo PREVQUEDAS – Profa. Monica, discentes: Camila Lima, Suzana Moraes, Renata Varanda e alunos de iniciação científica (2014-2019).

2. Efeitos do método de síndromes de dominância muscular em pacientes com dor lombar crônica – Prof. Leonardo, discente: Daniel Azevedo (2014 a 2017).

3. Estudo REATIVE – Profa. Monica, discente: Camila Lima (2015 a 2018).

4.  Efetividade e custo-efetividade do método Pilates em pacientes com dor lombar – Profa. Cristina, discentes: Gisela Miyamoto, Katherinne Ferro, Yuri Franco e Naiane Teixeira (2014 a 2017).

5. Efetividade e custo-efetividade do método Pilates em pacientes com fibromialgia – Profa. Cristina, discentes: Katherinne Ferro, Gisela Miyamoto, Evany Salvador e Yuri Franco (2016 a 2018).

6. Efetividade do método Pilates em idosos com dor lombar – Profas. Cristina e Natalia, discentes: Naiane Teixeira, Gisela Miyamoto, Evany Salvador e Yuri Franco (2016 a 2018).

7. Efetividade de 2 protocolos de exercícios em pacientes com tendinopatia patelar – Profa. Cristina, discentes: Yuri Franco e Katherinne Ferro (2017 a 2018).

8. Efeitos do treinamento de movimentos rítmicos e discretos em pacientes com AVE – Profa. Sandra Alouche, discente: Renata Banjai (2016 a 2018).

9. Efeitos isolados e associados da diatermia e da TENS em pacientes com dismenorreia – Prof. Richard, discente: Aline Machado (2014 a 2017).

10. Programa de Exercícios em Ambiente Ocupacional para o Controle da Fadiga Muscular – Profa. Rosimeire, discente: Hélio Santos (2014-2017).

11. Efeito das pausas passivas e ativas na capacidade para o trabalho em trabalhadores de escritório. Profa. Rosimeire, discente Aleudinelia Monte (2015-2019).

12. Efetividade de um programa de educação online na qualidade de vida de trabalhadores. Profa. Rosimeire, discente: Roberto Maciel (2016 – 2018).

13. Teste Modificado de Fresno: Efeito do treinamento para melhorar as competências para o uso da PBE – Profa. Rosimeire, discente: Anderson Silva (2017 – atual).

14. Efetividade de um Programa de Exercícios Físicos em Ambiente Ocupacional para Armazenistas com Dor Lombar – Profa. Rosimeire, discente: Maryanne Gomes (2017- atual).

15. Efeitos da terapia por fotobiomodulação em pacientes com dor lombar – Profs. Leonardo e Lucíola, pós-doutoranda: Shaiane Tomazoni, discente de doutorado: Layana Guimarães (2017 – 2020).

16. Efetividade de um programa de exercícios usando videogames associado à fisioterapia convencional em idosos frágeis (2018 – atual) – Profa. Monica, discente: Nayara Cirino.

17. Efeito da adição de pressão positiva nas vias aéreas intermitente na resolução do derrame pleural drenado (2015-2018) – Profa. Adriana, discente: Elinaldo Santos.

18. Efeito da orientação fisioterapêutica na mobilidade durante a hospitalização de idosos (2017-2019) – Profa Adriana, discentes: Nayara Moreno, Lucas Tavares e Bruno Aquino.

19. Avaliação da assimetria dos membros inferiores de atletas profissionais de Badminton e Futebol (2014-2018) – Profa Sandra Freitas, discente: Guinter Pritsch.

20. Conhecimento dos profissionais da atenção primária à saúde sobre a síndrome da fragilidade no idoso (2018-2020) – Profa. Natalia Ricci, discente: Wesley Mesquita.

21. Avaliação da força muscular periférica, equilíbrio estático e dinâmico em pacientes renais crônicos sob diferentes modalidades de diálise (2020 – atual) – Profa. Luciana Chiavegato, discentes: Monique Silva e Ana Háddad.

22. Programa Reabilitador – A efetividade e custo-efetividade de um programa de telereabilitação no tratamento da dor crônica musculoesquelética (2018-2022) – Prof. Bruno, discentes: Lívia Fernandes e Iuri Fioratti.

 

Além dos estudos de intervenção, há um programa em fluxo contínuo de triagem e orientação para pacientes e cuidadores sob responsabilidade de docentes do PPG e desenvolvido pelos alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica. A interface entre a pesquisa-ensino-assistência é uma característica central do PPG-FT, diferindo-o das atividades exclusivas de ensino e extensão e garantindo seu impacto social. Estes programas possibilitam, ainda, o desenvolvimento das linhas de pesquisa das Profas. Sandra Alouche e Sandra Freitas.

 

Há colaboração formalmente estabelecida com a Associação Brasileira de Ataxias Hereditárias e Adquiridas a partir dos estudos desenvolvidos pela aluna de doutorado Vivian Farahte Giangiardi com a tese intitulada: “Marcadores físico-funcionais da independência na marcha, quedas e o nível de comprometimento de indivíduos com doenças cerebelares hereditárias degenerativas (DCHD)”. Esta colaboração tem criado um fluxo de avaliação e orientações de pessoas com DCHD, que são encaminhadas ao PPG e uma avaliação físico-funcional completa é realizada. A partir dessa avaliação, as pessoas recebem orientações quanto à doença, mobilidade e exercícios pessoalmente e são distribuídas cartilhas educacionais. Além disso, casos específicos são encaminhados para atendimento fisioterapêutico na clínica da UNICID. Todos os indivíduos avaliados recebem um relatório com os resultados relevantes da sua avaliação e são acompanhados por ligação telefônica aos 3 e 6 meses após avaliação para acompanhamento de orientações e ocorrência de quedas. Além disso, dois banners foram preparados e entregues à Associação para utilização como material educacional. No período de 2018 a 2020 foram avaliados 60 pacientes com DCHD. Dados parciais deste estudo foram apresentados para a comunidade científica nos seguintes eventos pela aluna:

 

“Fisioterapia Neurofuncional nas Ataxias Cerebelares: o que há de evidência?” palestra no V Congresso Brasileiro de Fisioterapia Neurofuncional, em 2018 em Florianópolis.

 

Painel Oral “Factors Associated with Functional MobilityFalls in Individuals with Hereditary Degenerative Cerebellar Diseases” no Combined Sessions Meeting 2020, em Denver, EUA.

 

A Profa. Monica Perracini faz parte do Blog “Espaço dialógico e reflexivo sobre Práticas” no Portal do Envelhecimento, como especialista e pesquisadora. Escreveu em 2017 Caminhabilidade e Velhice (https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/caminhabilidade-e-velhice/).

 

Em 2020 a Profa. Monica Perracini liderou a iniciativa e criou o grupo de pesquisa (diretório CNPq) Remobilize (Rede de Estudos em Mobilidade no Envelhecimento). A Rede Remobilize foi constituída com o objetivo de investigar o Impacto da pandemia por Coronavírus (SARS-CoV-2) sobre a mobilidade de pessoas idosas que vivem na comunidade por meio de um estudo longitudinal exploratório que está sendo conduzido em 22 estados brasileiros (www.remobilize.com.br). Tem a participação de profissionais e pesquisadores de diversos estados brasileiros e a colaboração internacional do Prof. Paulo Henrique Silva Pelicioni, filiado a School of Physiotherapy, Division of Health Sciences, University of Otago, Dunedin, New Zealand. A primeira publicação do Remobilize pode ser visualizada nesse link: https://doi.org/10.3389/fpubh.2021.643640

 

 

Em 2018, o Prof. César Amorim estabeleceu cooperação científica com 3 times de futebol da China com o objetivo de desenvolver metodologias científicas e funcionais aplicadas ao futebol e voltadas à prevenção de lesões e definição de estratégias de treinamento de forma personalizada. Esta conexão somente foi possível porque o Prof. César participou em 2009-2010 da criação e implantação do “Lab Corinthians R9”, laboratório desenvolvido no Corinthians Paulista com o objetivo de prevenir lesões no futebol, mas focado em base científica. Percebeu-se a necessidade de que a comissão técnica tivesse conhecimento mais apurado e crítico. O contato então foi feito com o Fisioterapeuta Bruno Mazziotti, que foi seu aluno de mestrado, e hoje é aluno de doutorado do PPG-FT. Ambos fazem parte da comissão científica do Corinthians, formando profissionais que passam pelo clube e desenvolvendo constantes melhorias nos métodos com evidências científicas aplicadas ao futebol. É importante salientar que essas metodologias são de avaliação funcional, sendo assim, são linhas de conhecimento aplicadas em áreas correlatas como: reabilitação, prevenção, treinamentos e atividade física, como podem ser evidenciados nos links da mídia nacional abaixo:

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2013/10/06/laboratorio-do-corinthians-vai-corrigir-fundamentos-com-base-cientifica.htm?cpVersion=instant-article

http://recherche.uqac.ca/labbionr/2018/05/

 

A Profa. Adriana Lunardi, a partir de cartilha desenvolvida na dissertação de mestrado da aluna Nayara Moreno (doi: 10.1016/j.jphys.2019.08.006), recebeu solicitação para implementação no serviço de diversos hospitais no Brasil e na Austrália. No mesmo sentido, a versão brasileira da escala de mobilidade DEMMI produzida na dissertação de mestrado do aluno Lucas Tavares foi publicada (doi: 10.1371/journal.pone.0230047) e solicitada para implementação em 5 hospitais em São Paulo e Minas Gerais.

 

O Prof. Luiz Hespanhol foi um dos 22 brasileiros selecionados para realizar o primeiro curso internacional de ciência de implementação (“Implementation Science Research Training School 2018”), organizado pelo Global Alliance of Chronic Diseases (GACD) e financiado pela FAPESP. Os links de atenção de mídias encontram-se abaixo: http://agencia.fapesp.br/negligenciar-resultados-cientificos-em-politicas-publicas-custa-dinheiro-e-vidas-dizem-especialistas/29170/http://agencia.fapesp.br/como-reduzir-a-lacuna-entre-descobertas-cientificas-e-sua-implementacao-em-politicas-publicas/29246/

 

A Profa. Luciana Chiavegato tem realizado estudos com pacientes transplantados renais com seu grupo discente. Estes estudos possuem impacto na população de pacientes, pois oferecem desde informações em saúde a estratégias de atendimento. Neste contexto, a contribuição também ocorre na formação de profissionais mais alinhados e que busquem melhores evidências para a prática clínica. Esta formação ocorre tanto para alunos da pós- lato sensu (residência multiprofissional da UNIFESP), quanto na pós-graduação stricto sensu (PPG-FT UNICID).

 

A Profa. Natália Ricci e o egresso de mestrado Wesley Mesquita realizaram estudo sobre o conhecimento e atuação de profissionais da Atenção Primária da Saúde na síndrome da fragilidade no idoso. Este trabalho foi viabilizado pela parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais que disponibilizou todos os contatos dos gestores da Atenção Primária da Saúde do Estado de Minas Gerais. A amostra com 485 profissionais de diferentes áreas da saúde revelou baixo conhecimento e atuação na população idosa frágil. Assim, este trabalho apresenta relevância social com impacto futuro nas práticas profissionais na atenção primária da rede pública. Com a finalização do trabalho, os resultados serão apresentados ao COSEMS/MG com o objetivo de delinear medidas em conjunto para melhorar o conhecimento e as práticas na atenção primária.