Profa. Dra. Adriana Claudia Lunardi
Doutora em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela USP.
Atualmente Professora do Programa de Mestrado da UNICID e Fisioterapeuta credenciada como orientadora específica do Programa de Ciências da Reabilitação da Faculdade de Medicina da USP. Doutora em Ciências (2010) e Mestre em Ciências da Reabilitação (2006) pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Terapia Intensiva pelo HC-FMUSP (2001) e graduada pela Universidade de São Paulo (1999). Atua desde 2001 como Supervisora de graduação e especialização em Fisioterapia Hospitalar e Professora da pós-graduação latu senso na Faculdade de Medicina do ABC, desde 2006.
Áreas de Interesse de Pesquisa:
• Fisioterapia em paciente hospitalizado;
• Exercícios respiratórios;
• Obesidade mórbida;
• Fisioterapia no peri-operatório;
Prof. Dr. Bruno Tirotti Saragiotto
Doutor em Medicina pela School of Public Health, The University of Sydney, Austrália
Pós-doutorado pelo Hunter Medical Research Institute, University of Newcastle, Australia. Doutor em Medicina pela School of Public Health, The University of Sydney, Austrália, mestre em Fisioterapia pela na Universidade Cidade de São Paulo e graduado em Fisioterapia pelo Centro Universitário São Camilo. Atualmente é docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Cidade de São Paulo, pesquisador associado do Institute for Musculoskeletal Health, The University of Sydney e pesquisador colaborador do Centre for Pain, Health and Lifestyle (centrephl.org). Atua como editor associado na BMC Musculoskeletal Disorders e na Cochrane Collaboration (Back and Neck group). Co-líder da rede de colaboração para jovens pesquisadores (theicecreamblog.com), integrante do grupo Pesquisa em Dor (pesquisaemdor.com.br) e co-criador do blog PEDrinho, vinculado a base de dados em fisioterapia PEDro. O foco atual de sua pesquisa é em intervenções para dor crônica, particularmente auto-gerenciamento, intervenções a distância e uso de tecnologia em saúde.
Área de interesse de pesquisa
– Ensaios clínicos e revisões sistemáticas;
– Estudos qualitativos e observacionais;
– Telessaúde, telereabilitação e auto-gerenciamento em condições relevantes a fisioterapia em geral;
– Educação em dor para pacientes com distúrbios musculoesqueléticos
Prof. Dr. Cesar Ferreira Amorim
Pós-Doutor em Engenharia Biomecânica pela University of New Brunswick, Canadá.
Possui graduação em Engenharia Eletro Eletrônica pela Universidade do Vale do Paraíba (1992), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (2003), Doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (2009) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Atualmente é professor da Universidade Cidade de São Paulo e diretor – EMG System do Brasil. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Instrumentação biomédica, estudo do movimento humano, ergonomia, processamento de sinais biológico, atuando principalmente nos seguintes temas: reconhecimento de padrões, eletromiografia, desenvolvimento de sensores, interpretação e análise de sinais biológicos.
Áreas de Interesse de Pesquisa:
• Instrumentação biomédica;
• Aquisição e processamento de sinais biológicos;
• Análise de movimento humano e controle motor;
• Eletromiografia de superfície.
Profa. Dra. Cristina Maria Nunes Cabral
Doutora em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela USP.
Possui graduação em Fisioterapia (1997) e mestrado em Fisioterapia (2001) pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor doutor do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo e parecerista de revistas especializadas na área. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, trabalhando com a linha de pesquisa Avaliação e intervenção nas doenças musculoesqueléticas, utilizando principalmente os seguintes recursos: eletromiografia, dinamometria, exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, análise da dor, questionários e avaliação funcional.
Áreas de Interesse de Pesquisa:
• Avaliação funcional das doenças musculoesqueléticas;
• Intervenção fisioterapêutica por meio de exercícios físicos.
Prof. Dr. Leonardo Oliveira Pena Costa
Doutor em Fisioterapia pela The University of Sydney, Austrália.
Bacharel em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em fisioterapia pela Universidade de Sydney – Austrália. Suas preferências de pesquisa são estudos relacionados a propriedades de medida de instrumentos relevantes a fisioterapia, prática baseada em evidências, fisioterapia esportiva e estudos relacionados a pacientes com dor lombar. É editor-chefe do Brazilian Journal of Physical Therapy e editor associado da Physical Therapy Journal (EUA). Atualmente é vice-coordenador do Programa Stricto Sensu (nível mestrado e doutorado) em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID.
Áreas de Interesse de Pesquisa:
• Estudos clínicos em dor lombar;
• Revisões sistemáticas/meta-análises em condições relevantes a fisioterapia em geral;
• Estudos psicométricos de instrumentos de avaliação relevantes para a fisioterapia.
Profa. Dra. Luciana Dias Chiavegato
Doutora em Ciências pela Unifesp – EPM.
Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991). Fez Especialização em Fisioterapia Respiratória (1992), Mestrado em Reabilitação(1998) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Atualmente é Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo, Fisioterapeuta e Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal de São Paulo – área de concentração em Distúrbios Respiratórios Clínicos e Cirúrgicos e Tutora do mesmo Programa com concentração em Transplante e Captação de Orgãos, além de Diretora do Departamento de Fisioterapia da Sociedade Paulista de Pneumologia (SPPT). Atua como pesquisadora nas áreas de Fisioterapia em Pré e Pós-operatório, Terapia Intensiva e Fisioterapia nos Transplantes Renais pelas Disciplinas de Nefrologia e Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo desde 1995.
Área de Interesse de Pesquisa:
• Fisioterapia pré e pós-operatória;
• Fisioterapia em transplantados renais e doentes renais crônicos;
• Terapia intensiva.
Profa. Dra. Lucíola da Cunha Menezes Costa
Doutora em Medicina pela The University of Sydney, Austrália.
Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e doutorado em Medicina pela The University of Sydney (2011). Atualmente é docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Cidade de São Paulo. Trabalha como editora associada do Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy (JOSPT) e faz parte do corpo editorial do Brazilian Journal of Physical Therapy. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Ortopedia e Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: dor lombar, estudos de prognóstico, adaptações transculturais e revisões sistemáticas.
Áreas de Interesse de Pesquisa:
• Estudos clínicos;
• Revisões sistemáticas;
• Estudos de prognóstico em condições musculoesqueléticas, especialmente na dor lombar;
• Estudos de propriedades de medida de instrumentos relevantes para a área de fisioterapia.
Prof. Dr. Luiz Carlos Hespanhol Junior
Doutor em Medicina pela VU University Medical Center, Holanda.
Atualmente sou professor do Programa de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu em Fisioterapia (níveis mestrado e doutorado) da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), pesquisador colaborador no Departamento de Saúde Pública e Ocupacional da VU University Medical Center Amsterdam (VUmc), pesquisador colaborador do Amsterdam Collaboration on Health and Safety in Sports (ACHSS), e pesquisador colaborador do grupo de pesquisa São Paulo Running Injury Group (SPRunIG). Possuo doutorado (PhD) pela VUmc, e mestrado pelo Programa de Mestrado em Fisioterapia da UNICID. Minha formação é em fisioterapia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), e fiz especializações (lato sensu) em Reeducação Funcional da Postura e do Movimento pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), e em Acupuntura pela Associação Brasileira de Acupuntura (ABA).
Profa. Dra. Monica Rodrigues Perracini
Pós-doutora em Fisioterapia pela The University of Sydney, Austrália.
Graduou-se em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (1987), obteve seu mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) com área de concentração em Psicologia do Desenvolvimento – Gerontologia e doutorado em Ciências da Reabilitação -área de concentração em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Pós Doutorado pelo The George Institute for Global Health, Sydney University, Australia. Em 1992 participou do Short Course Implications on Ageing na London School of Hygiene and Tropical Medicine em Londres com bolsa pelo British Council. Atualmente é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo-UNICID e coordenadora curso de pos-graduação Lato-sensu em Fisioterapia Gerontológica da Universidade Cidade de São Paulo, além de desenvolver atividades de docência no curso de graduação. É professora colaboradora no Programa de Pós-graduação, nível Mestrado e Doutorado, em Gerontologia da UNICAMP. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, funcionalidade, tontura, equilíbrio e quedas.
Áreas de Interesse de Pesquisa:
• Funcionalidade e fragilidade no idoso;
• Distúrbios do equilíbrio corporal e quedas;
• Reabilitação vestibular;
• Reabilitação gerontológica.
Profa. Dra. Rosimeire Simprini Padula
Pós-Doutora em Fisioterapia pela Northeastern University, Boston – USA
Pós-Doutorado pela Northeastern University – Boston – USA (2014-2015). Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2003 – 2006); É docente do Curso de Fisioterapia e Coordenadora do Programa Stricto Sensu (nível mestrado e doutorado) em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Membro do Comitê de Responsabilidade Social da FIESP (2016- atual). Membro da Câmara Técnica em Fisioterapia do Trabalho – Crefito 3 (2015 – atual). Compõe o grupo de avaliadores do SINAES -Ministério da Educação (INEP). É Ergonomista Certificada pela ABERGO. Coordenou o Grupo Técnico Prevenção de Lesões Músculo-esqueléticas e Reabilitação da Associação Brasileira de Ergonomia (2004 – 2013). Coordenou do Programa Institucional BEM VIVER (2006 – 2011) – Universidade São Francisco. Foi membro da CPA representando o Câmpus de Bragança Paulista (2007 – 2009). Coordenadora Acadêmica da Universidade São Francisco – Campus Bragança Paulista (2007 – 2009). Coordenou do Curso de Graduação em Fisioterapia – USF (2007-2010/1). Atua principalmente nos seguintes temas: Saúde do Trabalhador, Ergonomia, Biomecânica Ocupacional, Qualidade de Vida, Educação em Saúde, Saúde Coletiva. Participou da Proposta de elaboração e coordenou do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró- Saúde/PET Saúde aprovada para os 8 cursos da Saúde da Universidade São Francisco – Câmpus Bragança Paulista (2008 – 2011/1). Coordenou o Curso de Pós Graduação em ERGONOMIA do SENAC -SP (2008 – 2011).
Áreas de Interesse de Pesquisa:
• Análise dos riscos ocupacionais;
• Ergonomia;
• Qualidade de vida no ambiente de trabalho;
• Saúde do trabalhador;
• Saúde pública;
Profa. Dra. Sandra Maria Sbeghen Ferreira de Freitas
Pós-Doutora em Educação Física pela University of Delaware, USA.
É graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Campus de RIo Claro, 1996), mestre em Ciências da Motricidade pela mesma universidade (UNESP-CRC, 2001) e doutora em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP, 2005). Sandra Freitas realizou pós-doutorado em Fisioterapia pela Universidade de Delaware (Newark, DE, USA) de 2005 a 2009. Atualmente é Professora da Universidade Cidade de São Paulo atuando no Programa de Pós-graduação e curso de Graduação em Fisioterapia. Seus interesses em pesquisa são relacionados ao Controle do Movimento Humano e Biomecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: controle postural, equilíbrio corporal, e movimentos de alcance de adultos, idosos e pessoas portadoras de deficiências.
Áreas de Interesse de Pesquisa:
• Comportamento motor;
• Análise de movimentos de membros superiores;
• Controle postural.
Profa. Dra. Sandra Regina Alouche
Doutora em Neurociências e Comportamento pela USP.
Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia e do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo. É pesquisadora na área de Comportamento Motor e Reabilitação. Tem experiência clínica na área de Fisioterapia em Neurologia e Terapia Intensiva. É Terapeuta Internacional e Assistente em Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva pela IPNFA e tem formação no Conceito Bobath pelo IBITAH.
Áreas de Interesse de Pesquisa:
• Controle e aprendizado motor;
• Reabilitação neurológica.
Profa. Dra. Tiê Parma Yamato
Doutora em Medicina, pela The University of Sydney
Post Doc pela University of Newcastle, Australia (2018). Doutorado pela School of Public Health, Sydney Medical School, University of Sydney, Australia (2017). Mestre em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID (2013), Especialista em Neurologia pela Universidade de São Paulo – USP (2011) e Fisioterapeuta pelo Centro Universitário São Camilo – CUSC (2010). Atualmente, Tiê é pesquisadora associada e afiliada da Universidade Cidade de São Paulo com um Projeto pelo programa Jovem Pesquisador financiado pela FAPESP. Além disso, Tiê é também pesquisadora associada e afiliada da University of Sydney, Australia. Tiê também trabalha na base de dados PEDro (Physiotherapy Evidence Database) e é uma das criadoras do blog PEDrinho, que é vinculado ao PEDro e que busca trazer a mais recente evidência em fisioterapia para o Português. Tiê lidera o grupo e 2blog para jovens pesquisadores ICECReam (International Collaboration for Early Career Researchers)
Profa. Dra. Tatiane da Silva Munhoz
Doutora em profissões de saúde pela Macquarie University
Pós-doutorado pelo Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Cidade de São Paulo. Doutora em profissões de saúde pela Macquarie University (Austrália), mestre em fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo, especialista em fisioterapia aquática pela Universidade Cidade de São Paulo e graduada pela Universidade Cidade de São Paulo. Atualmente é docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado e do curso de graduação em fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de fisioterapia, com ênfase em ortopedia, atuando principalmente nos seguintes temas: dor lombar, dor cervical, estudos de prognóstico, adaptações transculturais e revisões sistemáticas.
Áreas de interesse de pesquisa:
• Estudos de prognóstico em condições musculoesqueléticas, especialmente na dor lombar e dor cervical;
• Estudos de propriedades de medida de instrumentos relevantes para a área de fisioterapia.
Para acessar o Teste Vocacional e descobrir a carreira certa para você, preencha os campos abaixo.
É bem rapidinho!
Para que possamos agendar a sua vista, preencha o formulário abaixo.