• Profa. Dra. Adelina de Oliveira Novaes

    Pós-doutora em Psicologia Social pela London School of Economics and Political Science; Pós-doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP

    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002); possui mestrado em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP (2006); doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP (2010). Desenvolveu pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: em Psicologia da Educação da PUC-SP (2014) e no Department of Social Psychology da The London School of Economics and Political Science (2015). Foi responsável pela área de Avaliação da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e coordenadora do Curso de Planejamento de Pesquisa do Programa de Especialização GVlaw da mesma instituição.

     

    Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais e docente/pesquisadora do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Cidade de S. Paulo. É pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, onde atua como coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação, como pesquisadora permanente da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente e como membro do conselho científico da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici. É líder do Grupo de Pesquisa “Representações sociais e subjetividade docente” cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

    Currículo Lattes
  • Profa. Dra. Angela Maria Martins

    Pós-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa

    Graduada em Ciências Sociais e Políticas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; mestre em Educação pela Universidade de São Paulo; doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado com bolsa da CAPES no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2008), na área de políticas públicas educacionais. Desde 1996 é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas na área de política e gestão da educação básica.

     

    Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Cidade de S. Paulo e coordenadora do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais na mesma instituição. Tem estudado principalmente os seguintes temas: políticas educacionais e gestão da educação básica; metodologias de pesquisa; trajetórias e identidade profissional de diretores e professores.

    Currículo Lattes
  • Profa. Dra. Celia Maria Haas

    Doutora em Educação (Supervisão e Currículo) pela PUC-SP

    Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (1974); mestre em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989); doutora em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996).

     

    É professora titular no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de S. Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, com atuação nos seguintes temas: políticas públicas de educação; planejamento, organização e gestão da educação superior; planejamento e desenvolvimento curricular; universidade particular; formação de professores e implantação de EAD em um curso de Pedagogia.

    Currículo Lattes
  • Profa. Dra. Ecleide Cunico Furlanetto

    Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP

    Graduada em Pedagogia pela PUC-SP (1982), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP (1989) e doutorado em Educação (Currículo) pela PUC-SP (1997).

     

    Atualmente é professora e coordenadora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de S. Paulo – UNICID. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, desenvolve pesquisas e projetos a respeito de formação de professores, matrizes pedagógicas e aprendizagem de adultos.

    Currículo Lattes
  • Prof. Dr. Eric Fernando Kanai Passone

    Doutor em Educação pela UNICAMP

    Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997-2002); mestre e doutor em Educação pela Unicamp (2005-2012). Trabalhou como psicólogo em programa socioeducativo para crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade e como coordenador de projetos educacionais, junto ao poder executivo do município de Piracicaba (2002-2005).

     

    Lecionou disciplinas de Psicologia Social, Psicologia e Educação, Psicologia, Cultura e Educação, Psicologia da Comunicação e Psicologia Aplicada ao Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (2009-2013). Desenvolveu seu pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013-2016), sob Supervisão do Dr. Leandro de Lajonquière.

     

    Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Cidade de São Paulo e Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade de Campinas.

    Currículo Lattes
  • Prof. Dr. Julio Gomes Almeida

    Doutor em Educação pela USP

    Possui graduação em Letras pela PUC-SP (1984), graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (1989), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2003).

     

    Atualmente é Supervisor Escolar da Prefeitura do Município de São Paulo, Professor do Programa de Mestrado da Universidade Cidade de S. Paulo, Professor da Faculdade Santa Izildinha, Estatutário do Conselho Municipal de Educação e EFETIVO do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.

     

    Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura, Imaginário, Inclusão, Escola Aberta, Educação e Cultura e análise de grupos.

    Currículo Lattes
  • Profa. Dra. Lúcia Villas Bôas

    Pós-Doutora em Psicologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales

    Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1996), Licenciatura Plena em História pela Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e Pós-Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2010, EHESS, França).

     

    Atualmente, é docente/pesquisadora do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação e do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo, pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC), coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC), coordenadora da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente (FCC) e responsável científica da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici (FCC/Consulado Geral da França em São Paulo). Membro do Conselho Científico do Réseau Mondial Serge Moscovici (REMOSCO/EHESS, França) e da Chair UNESCO Formation et pratiques professionnelles (Cnam, França).

     

    É editora executiva da Revista Cadernos de Pesquisa (FCC) e membro do GT Representações Sociais da ANPEPP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, representação social, formação e profissionalização docente.

    Currículo Lattes
  • Profa. Dra. Maria Meirelles Toledo Cruz

    Doutora em Administração Pública e Governo

    Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas – SP (1985), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas – SP (1993) e doutorado em Administração Pública e Governo (2017).

     

    É professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Cidade de São Paulo Unicid/SP (Conceito 5 Capes) e do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Unicid.

     

    Também é professora da pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. É secretária executiva do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social.

     

    É especialista em Políticas Públicas com destaque à cooperação intermunicipal, à participação popular, aos modelos de gestão municipal e às políticas sociais (saúde, educação e assistência social). Foi técnica da Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam). Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4375-5270

    Currículo Lattes
  • Profa. Dra. Margarete May Berkenbrock Rosito

    Pós-doutora em História da Educação pela Universidade de Lisboa-Portugal

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1985), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (1993); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP-SP (2002).

     

    Atualmente é docente pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, da Universidade Cidade S. Paulo, Avaliador de Cursos do Ministério da Educação, pesquisadora e professora convidada no Mestrado em Bioética, Centro Universitário São Camilo.

     

    Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Interdisciplinaridade,Transdisciplinaridade, História de Vida, Memória, Educação Estética na Formação inicial e continuada de Professores. Assim, como Educação em Bioética na perspectiva da formação de docentes para o ensino em Bioética. Orientadora científica credenciada para dissertações de Mestrado em Educação, co-orientadora credenciada para temas em Bioética. Desenvolve como pesquisa As contribuições de Paulo Freire para a Educação estética na formação de professores, na abordagem político-cultural da História de Vida, Memória e Imaginário. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ Educação Estética, formação e narrativas. Editora da Revista online Revista @mbienteeducação, vinculada ao programa de Mestrado em Educação – UNICID. Membro da Comissão Editorial da Revista @mbienteeducaçao. São Paulo: UNICID. Membro do Conselho Consultivo Brasil da Revista Diversidade. Niterói- Rio de Janeiro: Grupo Educacional La Salle. Membro do Conselho Consultivo da Revista Réciprocités, vinculada ao CERAP- Paris/França. Membro do Grupo de Pesquisa – GEPIEM – cadastrado na Universidade Federal de Pelotas, liderado pela Profa. Dra. Lúcia Peres -UFPel e Valeska Fortes de Oliveira – UFSM-RS.

    Currículo Lattes
  • Prof. Dr. Roberto Gimenez

    Doutor em Educação Física pela USP

    Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1996), graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor da Universidade Nove de Julho e coordenador do curso de Educação Física da Universidade Cidade de S. Paulo.

     

    Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física adaptada, comportamento motor, pessoas com síndrome de down, crianças com problemas de coordenação e educação física. É pesquisador do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de S. Paulo.

    Currículo Lattes
  • Profa. Dra. Sandra Lúcia Ferreira

    Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela USP

    Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo (1987), mestra em Educação (Currículo) pela PUC-SP (1992) e doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP.

     

    Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade da Cidade de S. Paulo com foco na linha de pesquisa Políticas Públicas e professora da UNESP no Instituto de Arte onde ministra a disciplina voltada para aspectos associados à Sociedade, Estado e Educação. Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-Ed).

     

    Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos da imagem e avaliação educacional atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, representações sociais e avaliação educacional.

    Currículo Lattes
  • Profa. Dra. Vanda Mendes Ribeiro

    Doutora em Educação pela USP

    Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP com sanduíche na Universidade de Genebra, bolsa CNPq e Capes. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1990), especialização em Sociologia pela Universidade Paris III e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1998).

     

    Atualmente é Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Atuou como consultora junto ao MEC (SEB) e INEP. Foi Pesquisadora no Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) (2013-2016). Na Ação Educativa, foi responsável pela concepção e coordenação técnica da elaboração do instrumental de avaliação institucional para escolas do ensino fundamental (2003 e 2004) e para instituições de educação infantil (2008 e 2009): Indicadores da Qualidade na Educação e Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Coordenou a elaboração do currículo de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental I do estado do Ceará. Seus principais interesses de pesquisa são: desigualdades socioespaciais, sociais e escolares; políticas educacionais e equidade; implementação de políticas educacionais.

    Currículo Lattes