Corpo docente


  • Profa. Dra. Adelina de Oliveira Novaes

    Pós-doutora em Psicologia Social pela London School of Economics and Political Science; Pós-doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP

     

    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002); possui mestrado em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP (2006); doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP (2010). Desenvolveu pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: em Psicologia da Educação da PUC-SP (2014) e no Department of Social Psychology da The London School of Economics and Political Science (2015). Foi responsável pela área de Avaliação da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e coordenadora do Curso de Planejamento de Pesquisa do Programa de Especialização GVlaw da mesma instituição.

    É pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, onde atua como coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação, como pesquisadora permanente da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente e como membro do conselho científico da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici. É líder do Grupo de Pesquisa “Representações sociais e subjetividade docente” cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Alexsandro do Nascimento Santos

    Pós-doutor em Educação pela PUC-SP, Pós-doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-SP

     

    Possui mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é Diretor-Presidente e professor dos cursos de especialização da Escola do Parlamento, Professor Colaborador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e junto ao Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo. Também é Coordenador do Curso de Pedagogia da FEDUC e Pesquisador-Lider da Cátedra “Educação e Juventudes Brasileiras” do Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ). Concentra suas pesquisas nas áreas de História da Educação, Formulação, Gestão e Implementação de Políticas Educacionais, Dimensão Subjetiva das Desigualdades, Trabalho Educativo em Serviços da Assistência Social, Relações Raciais e na articulação das políticas da Diversidade, Diferença e Desigualdades na Escola Pública

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Angela Maria Martins

    Pós-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa

     

    Graduada em Ciências Sociais e Políticas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; mestre em Educação pela Universidade de São Paulo; doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado com bolsa da CAPES no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2008), na área de políticas públicas educacionais. Desde 1996 é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas na área de política e gestão da educação básica.

     

    Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Cidade de S. Paulo e coordenadora do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais na mesma instituição. Tem estudado principalmente os seguintes temas: políticas educacionais e gestão da educação básica; metodologias de pesquisa; trajetórias e identidade profissional de diretores e professores.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Ecleide Cunico Furlanetto

    Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP

     

    Graduada em Pedagogia pela PUC-SP (1982), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP (1989) e doutorado em Educação (Currículo) pela PUC-SP (1997).

     

    Atualmente é professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, desenvolve pesquisas e projetos a respeito de formação de professores, matrizes pedagógicas e aprendizagem de adultos.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Eric Fernando Kanai Passone

    Doutor em Educação pela UNICAMP

     

    Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997-2002); mestre e doutor em Educação pela Unicamp (2005-2012). Trabalhou como psicólogo em programa socioeducativo para crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade e como coordenador de projetos educacionais, junto ao poder executivo do município de Piracicaba (2002-2005).

     

    Lecionou disciplinas de Psicologia Social, Psicologia e Educação, Psicologia, Cultura e Educação, Psicologia da Comunicação e Psicologia Aplicada ao Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (2009-2013). Desenvolveu seu pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013-2016), sob Supervisão do Dr. Leandro de Lajonquière.

     

    Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Cidade de São Paulo e Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade de Campinas.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Ida Carneiro Martins

    Doutora em Educação pela UNIMEP

     

    Possui graduação (licenciatura plena) em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCamp (1979), mestrado em Educação Física na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP na linha de Pedagogia do Movimento (2002), doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (2009) na linha de Formação de Professores. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UNICID – SP e do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da UNICID – SP. Desenvolve pesquisas relativas aos temas: Jogos e Brincadeiras, Inter-relação entre o Brincar e a Motricidade no Desenvolvimento Humano; Práticas Educativas na Educação Básica; o Lúdico nos Processos Educativos e na Gestão Escolar.Atuou com professora da Educação Básica durante 21 anos (1979-2000). Coordenou os cursos de Educação Física da FACIS/UNIMEP (2003-2008) e da FAED/UFGD (2010-2011). Foi professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), do Programa de Pós Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e coordenadora do Programa de Licenciaturas Internacionais PLI/MEC, referente ao Curso de Educação Física da Universidade Nove de Julho – UNINOVE com o da Universidade do Porto (UP) de 2012/2014.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Lúcia Pintor Santiso Villas Bôas

    Pós-Doutora em Psicologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales

     

    Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1996), Licenciatura Plena em História pela Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e Pós-Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2010, EHESS, França).

     

    Atualmente, é docente/pesquisadora do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação e do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo, pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC), coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC), coordenadora da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente (FCC) e responsável científica da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici (FCC/Consulado Geral da França em São Paulo). Membro do Conselho Científico do Réseau Mondial Serge Moscovici (REMOSCO/EHESS, França) e da Chair UNESCO Formation et pratiques professionnelles (Cnam, França).

     

    É editora executiva da Revista Cadernos de Pesquisa (FCC) e membro do GT Representações Sociais da ANPEPP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, representação social, formação e profissionalização docente.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz

    Doutora em Administração Pública e Governo

     

    Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas – SP (1985), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas – SP (1993) e doutorado em Administração Pública e Governo (2017).

     

    É professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Cidade de São Paulo Unicid/SP (Conceito 5 Capes) e do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Unicid.

     

    Também é professora da pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. É secretária executiva do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social.

     

    É especialista em Políticas Públicas com destaque à cooperação intermunicipal, à participação popular, aos modelos de gestão municipal e às políticas sociais (saúde, educação e assistência social). Foi técnica da Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam). Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4375-5270

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Margarete May Berkenbrock Rosito

    Pós-doutora em História da Educação pela Universidade de Lisboa-Portugal

     

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1985), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (1993); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP-SP (2002).

     

    Atualmente é docente pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, da Universidade Cidade S. Paulo, Avaliador de Cursos do Ministério da Educação, pesquisadora e professora convidada no Mestrado em Bioética, Centro Universitário São Camilo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Interdisciplinaridade,Transdisciplinaridade, História de Vida, Memória, Educação Estética na Formação inicial e continuada de Professores. Assim, como Educação em Bioética na perspectiva da formação de docentes para o ensino em Bioética. Orientadora científica credenciada para dissertações de Mestrado em Educação, co-orientadora credenciada para temas em Bioética. Desenvolve como pesquisa As contribuições de Paulo Freire para a Educação estética na formação de professores, na abordagem político-cultural da História de Vida, Memória e Imaginário. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ Educação Estética, formação e narrativas. Editora da Revista online Revista @mbienteeducação, vinculada ao programa de Mestrado em Educação – UNICID. Membro da Comissão Editorial da Revista @mbienteeducaçao. São Paulo: UNICID. Membro do Conselho Consultivo Brasil da Revista Diversidade. Niterói- Rio de Janeiro: Grupo Educacional La Salle. Membro do Conselho Consultivo da Revista Réciprocités, vinculada ao CERAP- Paris/França. Membro do Grupo de Pesquisa – GEPIEM – cadastrado na Universidade Federal de Pelotas, liderado pela Profa. Dra. Lúcia Peres -UFPel e Valeska Fortes de Oliveira – UFSM-RS.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Ricardo Alexandre Marangoni

    Pós-Doutorando em Educação pela UFPR

     

    Pós-Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com Estágio de Pesquisa em Política e Gestão Educacional pela Universidade de Talca (UTalca/Chile), Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Especialista em Formação Continuada de Diretores pela Universidade de São Paulo (USP), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN), Mestre, Bacharel e Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Graduando em Ciências Sociais pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Gestores Educacionais (PPGP-GE), ambos da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Diretor de Escola da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC/SP) e Pesquisador Associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação da Fundação Carlos Chagas (CIERS-ed/FCC). Tem estudado principalmente os temas: políticas educacionais, gestão da educação básica e gestão escolar.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Roberto Gimenez

    Doutor em Educação Física pela USP

     

    Pós-Doutorando em Educação e Antropologia pela Universidade Aysén (Chile) junto ao departamento de Ciências Sociais e Humanidades. Possui graduação em Pedagogia, Bacharelado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP, 1996), graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é coordenador do curso de Educação Física da Universidade Cidade de S. Paulo e membro do Núcleo de Acessibilidade desta mesma Universidade.

    Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física adaptada e inclusiva, comportamento motor, pessoas com síndrome de Down, crianças com problemas de coordenação e inclusão. Tem se dedicado ao estudo do papel dos contextos no processo de inclusão escolar. É docente e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo e pesquisador, docente e coordenador dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação desta mesma Universidade.

    Currículo Lattes E-mail
  • Profa. Dra. Sandra Lúcia Ferreira

    Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela USP

    Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestra em Educação (Currículo) pela PUC-SP (1992) e doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP.

    Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade da Cidade de São Paulo com foco na linha de pesquisa Políticas Públicas e professora da UNESP no Instituto de Arte onde ministra a disciplina voltada para aspectos associados à Sociedade, Estado e Educação. Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-Ed).

    Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos da imagem e avaliação educacional atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, representações sociais e avaliação educacional.

    Currículo Lattes E-mail
  • Prof. Dr. Rodnei Pereira

    Realizou estágio pós-doutoral em Educação: Formação de Formadores (PUC-SP). É Doutor e Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP), com licenciatura em Filosofia, Pedagogia e Letras. Lidera o grupo de pesquisas “Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Equidade”. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional), da Universidade Cidade de São Paulo, na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação. Constituiu longa experiência na educação básica pública, tendo sido docente alfabetizador, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos. Foi coordenador pedagógico, gestor escolar e gestor de sistema educacional.

    Atua na formação inicial e continuada de professores, formadores de formadores e gestores escolares desde 2004.

    Atualmente é coordenador do Programa de Pós-graduação Profissional: Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo.

    É autor de currículos e materiais didáticos, artigos científicos e capítulos de livros. Assessora a elaboração, implementação e avaliação de políticas educacionais. Seus estudos e pesquisas abordam os seguintes temas: coordenação pedagógica; liderança educativa; gestão escolar; implementação de políticas educacionais, reformas curriculares; gestão pedagógica.

    E-mail