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Adelina de Oliveira Novaes

Pós-doutora em Psicologia Social pela London School of EconomicsPolitical Science; Pós-doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP

 

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002); possui mestrado em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP (2006); doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP (2010). Desenvolveu pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: em Psicologia da Educação da PUC-SP (2014) e no Department of Social Psychology da The London School of EconomicsPolitical Science (2015). Foi responsável pela área de Avaliação da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e coordenadora do Curso de Planejamento de Pesquisa do Programa de Especialização GVlaw da mesma instituição.

Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais e docente/pesquisadora do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Cidade de S. Paulo. É pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, onde atua como coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação, como pesquisadora permanente da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente e como membro do conselho científico da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici. É líder do Grupo de Pesquisa “Representações sociais e subjetividade docente” cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

 

E-mail: adelnovaes@gmail.com

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Alexsandro do Nascimento Santos

Pós-doutor em Educação pela PUC-SP, Pós-doutor em Administração Pública e Governo pela FGV-SP

 

Possui mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é Diretor-Presidente e professor dos cursos de especialização da Escola do Parlamento, Professor Colaborador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e junto ao Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo. Também é Coordenador do Curso de Pedagogia da FEDUC e Pesquisador-Lider da Cátedra “Educação e Juventudes Brasileiras” do Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ). Concentra suas pesquisas nas áreas de História da Educação, Formulação, Gestão e Implementação de Políticas Educacionais, Dimensão Subjetiva das Desigualdades, Trabalho Educativo em Serviços da Assistência Social, Relações Raciais e na articulação das políticas da Diversidade, Diferença e Desigualdades na Escola Pública

 

E-mail: alexsandrosantos1980@gmail.com

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Angela Maria Martins

Pós-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa

 

Graduada em Ciências Sociais e Políticas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; mestre em Educação pela Universidade de São Paulo; doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado com bolsa da CAPES no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2008), na área de políticas públicas educacionais. Desde 1996 é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas na área de política e gestão da educação básica.

Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Cidade de S. Paulo e coordenadora do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais na mesma instituição. Tem estudado principalmente os seguintes temas: políticas educacionais e gestão da educação básica; metodologias de pesquisa; trajetórias e identidade profissional de diretores e professores.

 

E-mail: ange.martins@uol.com.br

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Ecleide Cunico Furlanetto

Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP em Pedagogia pela PUC-SP (1982), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP (1989) e doutorado em Educação (Currículo) pela PUC-SP (1997).

 

Atualmente é professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, desenvolve pesquisas e projetos a respeito de formação de professores, matrizes pedagógicas e aprendizagem de adultos.

 

E-mail: ecleide@terra.com.br

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Eric Fernando Kanai Passone

Doutor em Educação pela UNICAMP

 

Graduado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997-2002); mestre e doutor em Educação pela Unicamp (2005-2012). Trabalhou como psicólogo em programa socioeducativo para crianças e adolescentes em situação vulnerabilidade e como coordenador de projetos educacionais, junto ao poder executivo do município de Piracicaba (2002-2005).

Lecionou disciplinas de Psicologia Social, Psicologia e Educação, Psicologia, Cultura e Educação, Psicologia da Comunicação e Psicologia Aplicada ao Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (2009-2013). Desenvolveu seu pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013-2016), sob Supervisão do Dr. Leandro de Lajonquière.

Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade da Cidade de São Paulo e Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade de Campinas.

 

E-mail: erickpassone@gmail.com

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Ida Carneiro Martins

Doutora em Educação pela UNIMEP

 

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCamp (1979), especialização em Educação Física Infantil pela Faculdades Integradas de Guarulhos – FIG (1982) e em Educação Motora na Escola pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2002) na área de Pedagogia do Movimento e doutorado em Educação na Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP (2009) na área de Formação de Professores. Foi professora da Educação Básica por 22 anos (1979-2001) e coordenadora da área de Educação Física do Colégio Notre Dame de Campinas (1997-1999) e para a implantação do currículo da área. Atuou como professora da Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP (2001-2009; 2014-2016), da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD (2010-2011), da Universidade Nove de Julho – UNINOVE (2012-2014; 2016-2018). Foi professora do Programa de Pós-Graduação – PPGE em Educação da UNIMEP (2016-2018). Exerceu cargos de gestão como coordenadora de cursos de Educação Física na UNIMEP (2004-2008) e na UFGD (2010-2011) e Vice-diretora da Faculdade de Educação- FAED/UFGD (2011). Coordenou o Programa de Licenciaturas Internacionais PLI UNINOVE/UP, Processo 97/2012 – CAPES (2012-2014). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais – PPGe-GE da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID. Membro do Grupo de Estudos sobre Aprendizagem, Desenvolvimento Motor e Inclusão na Educação Básica, desenvolvendo pesquisas relacionadas aos temas: Jogos e Brincadeiras; Movimento Humano; Desenvolvimento Humano; Educação Infantil, Educação Básica, Educação Física Escolar e Práticas Educativas.

 

E-mail: ida.martins@unicid.edu.br

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Lúcia Pintor Santiso Villas Bôas

Pós-Doutora em Psicologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales

 

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1996), Licenciatura Plena em História pela Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e Pós-Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2010, EHESS, França).

Atualmente, é docente/pesquisadora do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação e do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo, pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC), coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC), coordenadora da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente (FCC) e responsável científica da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici (FCC/Consulado Geral da França em São Paulo). Membro do Conselho Científico do Réseau Mondial Serge Moscovici (REMOSCO/EHESS, França) e da Chair UNESCO Formation et pratiques professionnelles (Cnam, França).

É editora executiva da Revista Cadernos de Pesquisa (FCC) e membro do GT Representações Sociais da ANPEPP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, representação social, formação e profissionalização docente.

 

E-mail: luciaboas@gmail.com

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Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz

Doutora em Administração Pública e Governo

 

Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas – SP (1985), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas – SP (1993) e doutorado em Administração Pública e Governo (2017).

É professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Cidade de São Paulo Unicid/SP (Conceito 5 Capes) e do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Unicid.

Também é professora da pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. É secretária executiva do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social.

Especialista em Políticas Públicas com destaque à cooperação intermunicipal, à participação popular, aos modelos de gestão municipal e às políticas sociais (saúde, educação e assistência social). Foi técnica da Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam). Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4375-5270

 

E-mail: carminhameirelles@gmail.com

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Margarete May Berkenbrock Rosito

Pós-doutora em História da Educação pela Universidade de Lisboa-Portugal

 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1985), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (1993); Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP-SP (2002).

Atualmente é docente pesquisadora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, da Universidade Cidade S. Paulo, Avaliador de Cursos do Ministério da Educação, pesquisadora e professora convidada no Mestrado em Bioética, Centro Universitário São Camilo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Interdisciplinaridade,Transdisciplinaridade, História de Vida, Memória, Educação Estética na Formação inicial e continuada de Professores. Assim, como Educação em Bioética na perspectiva da formação de docentes para o ensino em Bioética. Orientadora científica credenciada para dissertações de Mestrado em Educação, co-orientadora credenciada para temas em Bioética. Desenvolve como pesquisa as contribuições de Paulo Freire para a Educação estética na formação de professores, na abordagem político-cultural da História de Vida, Memória e Imaginário. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPQ Educação Estética, formação e narrativas. Editora da Revista online Revista @mbienteeducação, vinculada ao programa de Mestrado em Educação – UNICID. Membro da Comissão Editorial da Revista @mbienteeducaçao. São Paulo: UNICID. Membro do Conselho Consultivo Brasil da Revista Diversidade. Niterói- Rio de Janeiro: Grupo Educacional La Salle. Membro do Conselho Consultivo da Revista Réciprocités, vinculada ao CERAP- Paris/França. Membro do Grupo de Pesquisa – GEPIEM – cadastrado na Universidade Federal de Pelotas, liderado pela Lúcia Peres -UFPel e Valeska Fortes de Oliveira – UFSM-RS.

 

E-mail: margaretemay@uol.com.br

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Ricardo Alexandre Marangoni

Pós-doutorado em Educação pela UFPR

 

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com Estágio de Pesquisa em Política e Gestão Educacional pela Universidade de Talca (UTalca/Chile), Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Especialista em Formação Continuada de Diretores pela Universidade de São Paulo (USP), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN), Mestre, Bacharel e Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Graduando em Ciências Sociais pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Gestores Educacionais (PPGP-GE), ambos da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Diretor de Escola da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC/SP) e Pesquisador Associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação da Fundação Carlos Chagas (CIERS-ed/FCC). Tem estudado principalmente os temas: políticas educacionais, gestão da educação básica e gestão escolar.

 

E-mail: ricardo.marangoni@unicid.edu.br

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Roberto Gimenez

Doutor em Educação Física pela USP

 

Pós-doutorado em Educação e Antropologia pela Universidade Aysén (Chile) junto ao departamento de Ciências Sociais e Humanidades. Possui graduação em Pedagogia, Bacharelado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP, 1996), graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é coordenador do curso de Educação Física da Universidade Cidade de S. Paulo e membro do Núcleo de Acessibilidade desta mesma Universidade.

Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física adaptada e inclusiva, comportamento motor, pessoas com síndrome de Down, crianças com problemas de coordenação e inclusão. Tem se dedicado ao estudo do papel dos contextos no processo de inclusão escolar. É docente e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo e pesquisador, docente e coordenador dos Programas de Mestrado e Doutorado em Educação desta mesma Universidade.

 

E-mail: roberto.gimenez@unicid.edu.br

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Sandra Lúcia Ferreira

Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela USP

 

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo (1987), mestra em Educação (Currículo) pela PUC-SP (1992) e doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela PUC-SP.

Atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade da Cidade de S. Paulo com foco na linha de pesquisa Políticas Públicas e professora da UNESP no Instituto de Arte onde ministra a disciplina voltada para aspectos associados à Sociedade, Estado e Educação. Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-Ed).

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos da imagem e avaliação educacional atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, representações sociais e avaliação educacional.

 

E-mail: 07sandraferreira@gmail.com

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/8388465478503636

 


 

Vanda Mendes Ribeiro

Doutora em Educação pela USP

 

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP com sanduíche na Universidade de Genebra, bolsa CNPq e Capes. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1990), especialização em Sociologia pela Universidade Paris III e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1998).

Atualmente é Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Atuou como consultora junto ao MEC (SEB) e INEP. Foi Pesquisadora no Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) (2013-2016). Na Ação Educativa, foi responsável pela concepção e coordenação técnica da elaboração do instrumental de avaliação institucional para escolas do ensino fundamental (2003 e 2004) e para instituições de educação infantil (2008 e 2009): Indicadores da Qualidade na Educação e Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Coordenou a elaboração do currículo de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental I do estado do Ceará. Seus principais interesses de pesquisa são: desigualdades socioespaciais, sociais e escolares; políticas educacionais e equidade; implementação de políticas educacionais.

 

E-mail: vandaribeiro2@gmail.com

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