Egressos


  • Selecione outro idioma


Egressos

 

Em acordo com os objetivos do programa e com o perfil desejado para os egressos, os titulados no PPG têm seguido suas carreiras acadêmicas, em pesquisa, em ensino ou com divulgação e popularização da ciência. A maioria dos titulados continua na área de pesquisa científica cursando o doutorado. Desses, até 2018 (antes da abertura do curso de doutorado), quatro foram para universidades ou institutos de pesquisa no exterior, tais como:

– Sapienza University of Rome (Itália);

– Liverpool John Moores University (Inglaterra);

– Universidad de La Serena (Chile);

– Universidade de Lisboa (Portugal).

Outros foram para universidades nacionais em programas de pós-graduação com notas 5, 6 ou 7 (UFRGS, ON, UFRJ, ITA). Com a abertura do curso de doutorado em 2019, vários dos titulados no mestrado estão continuando no próprio PPG.

 

Destaques

Dos egressos dos últimos dez anos, podem ser citados como destaques:

– Jéssica Reis Kitamura. Dissertação de mestrado defendida em 2013, com o título “Identificação de Linhas no Espectro do Sol”. Defendeu recentemente seu doutorado, na Liverpool John Moores University, Faculty of EngineeringTechnology, Astrophysics Research Institute, sob orientação do Dr. Maurizio Salaris.

– Círia Lima Dias. Dissertação de Mestrado defendida em 2014, com o título “Testando a Modelagem de  Espectros Integrados de Aglomerados Globulares”. Está terminando seu doutorado na Universidad de La Serena (Chile).

– Iara Tosta e Melo. Dissertação de Mestrado defendida em 2013 com o título “Estudando a cinemática do jato do quasar PKS 1741-03 em escalas de parsec”. Realizou seu doutorado na Università di Roma La Sapienza, Itália e, atualmente, é pós-doutornada na Università di Sassari, Itália, participando da colaboração Virgo-LIGO e do projeto Einstein Telescope.

– Clayton Santos Mello. Dissertação de mestrado defendida em 11 de março de 2013, com o título “Estudo dos Observáveis do Méson Rho no Formalismo da Frente de Luz”. Concluiu doutorado no ITA em 2017. É, atualmente, professor na Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, onde ingressou em 2016, quando tinha somente o mestrado.

– Alexandre Araújo de Souza. Dissertação de Mestrado defendida em 2015 com o título “Distribuição da Taxa de Formação Estelar na galáxia NGC1232”. Está realizando seu Doutorado sob orientação da Dr. Adriana Válio, na Universidade Mackenzie.

– Fillipe Mathias da Silva Brito. Dissertação de mestrado defendida em 2017, com o título “O quasar NRAO 530 e a cinemática do seu jato em escalas de parsec”. É professor e coordenador dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba, São Paulo.

– Flávio Benevenuto da Silva Junior. Dissertação de mestrado defendida em 2020, com o título “O jato relativístico do objeto BL Lac AO 0235+164: estrutura e cinemática”. Iniciou recentemente seu doutorado na Universidade Cidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Anderson Caproni.

– Roberto da Correia Silveira. Dissertação de mestrado defendida em 2019, com o título “Funções de Onda de Mésons na Frente de Luz”. Atualmente é doutorando na Universidade Cidade de São Paulo.

– Gilvan dos Santos Souza. Dissertação de mestrado defendida em 2019, com o título “Aglomerados de galáxias em estágios evolutivos distintos”. Está fazendo doutorado no próprio PPG.

– Davi Dias Barbosa. Dissertação de mestrado defendida em 2019, com o título “Dinâmica e Estrutura do Aglomerado de Galáxias de Fornax”. Está fazendo doutorado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com bolsa concedida pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Portugal.