Impacto Acadêmico e Social


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O PPG em Astrofísica e Física Computacional oferece regularmente cursos de extensão ao público geral e aos alunos da graduação como as Escolas de Astronomia, além dos cursos de especialização Lato Sensu em Ensino de Física. Unindo pesquisa e divulgação, o grupo de astronomia do PPG passou a oferecer seminários virtuais para toda a comunidade astronômica (com divulgação no boletim da Sociedade Astronômica Brasileira) e interessados (com divulgação em mídias sociais como Facebook e Instagram) a partir de 2020.

Buscando uma integração maior dos alunos de graduação com a pesquisa dos docentes do PPG, foi criado em 2019 o Workshop do Núcleo de Astrofísica, com edições semestrais. Uma vez por ano uma das edições do Workshop do NAT é aberta ao público geral, com participação de interessados em Astronomia, alunos do ensino médio e alunos de graduação de cursos de diferentes áreas do conhecimento.

Em relação à INICIAÇÃO CIENTÍFICA, entre 2017 e 2020 foram ou ainda são alunos de iniciação científica de docentes do PPG, com bolsa FAPESP, PIBIC/CNPq ou PIBIC/Cruzeiro do Sul:

– Fernando de Almeida Moura, Estudos numéricos da remoção do gás em galáxias esferoidais anãs, bolsa PIBIC/CNPq (orientador Prof. Dr. Anderson Caproni);

– Gustavo Antonio Pires Vaccani, Estudo de imagens em 15 GHz do objeto BL Lac AO 0235+164, bolsa PIBIC/CNPq (orientador Prof. Dr. Anderson Caproni);

– Luiz Albérico da Silva Lima, O Papel das Barras na Alimentação de AGNs, bolsa PIBIC/CNPq  (orientadora Profa. Dra. Lucimara P. Martins);

– Matheus Marques de Castro, O Halo de Matéria Escura e a Evolução de Galáxias Esferoidais Anãs, bolsa PIBIC/CNPq (orientador Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi);

– Paula de Brito Ferreira, O Enriquecimento Químico da Grande Nuvem de Magalhães, bolsa PIBIC/CNPq (orientador Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi);

– Larissa Santos de Oliveira, Outflow de um Buraco Negro Central em Galáxias Esferoidais Anãs, bolsa FAPESP 2018/22021-3 (orientador Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi);

– Jennifer Ferreira Soares, Efeitos das Explosões de Supernovas no Meio Interestelar de Galáxias Anãs, bolsa FAPESP 2019/21615-0 (orientador Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi);

– Gustavo Luiz Alonso, Desvendando o Conteúdo Estelar da Galáxia NGC 1222 com Espectroscopia

no Infravermelho Próximo, bolsa PIBIC/CNPq  (orientadora Profa. Dra. Lucimara P. Martins);

– Lucas Ferreira Libonati, Revisando relações de escala em grupos e aglomerados de galáxias, bolsa FAPESP 2016/08024-4 (orientadora Tatiana Ferraz Laganá);

– Cristiano Fabiano dos Santos. Movimentos balísticos e não-balísticos em objetos BL LAC em escalas de Parsec, bolsa PIBIC/CRUZEIRO DO SUL (orientador Prof. Dr. Anderson Caproni);

– Gabriel Da Silva Sales Duarte. Cinemática relativística de quasares em escalas de parsec, bolsa PIBIC/CNPq (orientador Prof. Dr. Anderson Caproni);

– Guilherme Bispo De Araujo Amorim, A História de Formação Estelar e a Evolução Química da Galáxia Esferoidal Anã Fornax, bolsa PIBIC/CNPq (orientador Prof. Dr. Gustavo A. Lanfranchi);

  Felipe Belarmino, Formação de estrelas massivas em NGC 1222: uma visão do NIR,  bolsa PIBIC/CNPq (orientadora Profa. Lucimara P. Martins).

 

Em relação ao impacto acadêmico do PPG, a média de artigos publicados em revistas com extratos QUALIS A e B por docente por ano, entre 2017 e 2020, é da ordem de 2,5 e a qualidade das publicações é ótima, com aproximadamente 78% da produção total em periódicos QUALIS A, sendo 72% com QUALIS A1 e A2. Além disso, nenhum dos docentes do PPG participa de grandes colaborações; assim sendo, a produção reflete muito bem a pesquisa desenvolvida pela próprio grupo, que tem um grande fração dos artigos produzidos com primeiro autor pertencente ao programa. Essa boa produção gera um bom número de citações, que tem como consequência bons índices h para os docentes: dos doze docentes apenas um tem ÍNDICE h = 11, os outros todos (91,6%) têm ÍNDICE h maior ou igual a 15. Isso gera um ÍNDICE h médio dos docentes de 23,2.