Docentes


  • Selecione outro idioma


Anderson Caproni

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 Doutor em Astronomia

 

Anderson Caproni é bacharel em Física com habilitação em pesquisa básica pela Universidade de São Paulo (1997). Obteve os títulos de Mestre (1999) e Doutor (2004) em Astronomia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade de São Paulo e no Space Telescope Science Institute, EUA (2004-2007). Atuou como pesquisador convidado no Instituto de Ciencias Nucleares da Universidad Nacional Autónoma de México. Atua na área de astrofísica extragaláctica e meio interestelar, com enfoque em física de jatos, discos de acresção e buracos negros supermassivos em núcleos ativos de galáxias. Atualmente é jovem pesquisador e docente na Universidade Cruzeiro do Sul.

 

E-mail: anderson.caproni@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes

 


Bruno Omar El Bennich

Bolsista Produtividade em Pesquisado CNPq – Nível 2 Doutor em Física

 

Bruno Omar El Bennich possui doutorado em Física pela Rutgers – The State University of New Jersey (2004). Atualmente é pesquisador da Universidade Cruzeiro do Sul, com bolsa FAPESP modalidade Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, e da Universidade Pierre et Marie Curie em Paris. Tem experiência na área de Física das Partículas e Hadrônica.

 

E-mail: bruno.bennich@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes 

 


Caius Lucius Selhorst

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 Doutor em Astronomia

 

Possui graduação em Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998 e 1999), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Desenvolveu projeto de pós-doutorado na área de Física Solar junto à Escola de Engenharia Mackenzie e Centro de Rádio-Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM) entre 2007 e 2009. Atualmente é professor da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Tem experiência na área de Astronômia, com ênfase em Física Solar, atuando na análise de dados observacionais e na modelagem computacional da atmosfera solar calma e de regiões ativas quiescentes.

 

E-mail: caius.selhorst@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes 

 


Gustavo Amaral Lanfranchi

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 Doutor em Astronomia

 

Gustavo Amaral Lanfranchi é bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1997), obteve os títulos de mestre (2000) e doutor (2004) em Ciências, área Astronomia, pelo IAG/USP, e realizou o estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Astronomia da Universidade de Trieste, Itália (2002-2003). Desenvolveu seu pós-doutorado também no IAG/USP. É coordenador do mestrado em Astrofísica e Física Computacional na Universidade Cruzeiro do Sul desde 2008. Mantém colaboração com a Universidade de Trieste e tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Extragaláctica, atuando principalmente na área de evolução química de galáxias.

 

E- mail: gustavo.lanfranchi@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes 

 


Hugo Vicente Capelato

Doutor em Astronomia

 

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1966), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1970) e doutorado em Astrofísica pela Universidade de Paris-7 (1983). Depois de uma carreira de vários anos na Universidade de São Paulo – inicialmente no Instituto de Física e depois no Instituto Astronômico e Geofísico – transferiu-se em 1986 para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) onde é pesquisador titular (nível III). Foi Chefe da Divisão de Astrofísica e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Astrofísica do INPE. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Extragaláctica, atuando principalmente nos seguintes temas: aglomerados de galáxias, galáxias elípticas e evolução das galáxias e cosmologia. Também vem atuando em projetos de desenvolvimento de Observatórios Virtuais, através do projeto BraVO. Participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Astrofísica (INCT-A), sendo membro do seu Comitê Gestor.

 

E-mail: hugo.capelato@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes 

 


João Pacheco Bicudo Cabral de Melo

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 Doutor em Física

 

Possui Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1993), Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1998), Pós-Doutorado pela Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (2000), Pós-Doutorado pela Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (2004) e Pós-Doutorado pelo Instituto de Física Teórica – UNESP (2005). Atualmente é Professor do Instituto de Física Teórica – UNESP, Professor Titular da Universidade Cruzeiro do Sul, Revisor de periódico da Few-Body Systems e Revisor de periódico da Nuclear Physics A. Tem experiência na área de Física. Atuando principalmente nos seguintes temas: Dinâmica relativística, Frente de Luz, Corrente eletromagnética, Quark constituintes.

 

E-mail: joao.mello@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes

 


Kazuo Tsushima

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 Doutor em Física

 

Possui doutorado em Doctoral Program in Physics pela Sophia University (1989) . Atualmente é Revisor de periódico da Physical Review. C. Nuclear Physics (Print), Revisor de periódico da Physics Letters. B (Print), Revisor de periódico da Nuclear Physics. A (Print), Revisor de periódico da Journal of Physics. G, NuclearParticle Physics, Revisor de periódico da European Physical Journal. A, HadronsNuclei (Print), Revisor de periódico da Europhysics Letters (Print), Full Prof. UNICSUL (Cruzeiro do Sul) Brazil da University of Adelaide, Pesquisador de longa druação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, da Universidade Cruzeiro do Sul, Revisor de periódico da PTPEP (Prog. Theor.Exp. Physics, Japan) e Membro de corpo editorial da International Journal of AtomicNuclear Physcs. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física das Partículas Elementares e Campos

 

E-mail: kazuo.tsushima@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes 

 


 

Lucimara Pires Martins

Bolsista Produtividade em Pesquisado CNPq – Nível 2 Doutora em Astronomia

 

É bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1998), possui Mestrado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (2001), Doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (2005) e Pós-Doutorado pelo Space Telescope Science Institute (2006). Atualmente é docente titular na Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astronomia Extragaláctica, com trabalhos mais precisamente na área de galáxias ativas, formação estelar e a relação entre eles.

 

E-mail: lucimara.martins@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes

 


 

Tatiana Ferraz Laganá

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 Doutora em Astronomia

 

Possui graduação em Bacharelado em Física – habilitação em Astronomia pela Universidade de São Paulo (2004). Concluiu o Doutorado em Ciências (astronomia) em 2008 pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Aglomerados de Galáxias, atuando principalmente na reduçao e analise de dados opticos e em raio-X. Seus principais trabalhas abordam os seguintes temas: fração de bárions em aglomerados de galaxias, enriquecimento do gás intra-aglomerado e formaçao de estruturas na regiao central de alguns aglomerados próximos. Atualmente é bolsista FAPESP da linha de fomento Programas Especiais: Jovem Pesquisadores em Centros Emergentes, realizando o projeto junto ao Núcleo de Astrofísica Teórica (NAT) da Universidade Cruzeiro do Sul.

 

E-mail: tflagana@gmail.com

Currículo Lattes 

 


Reinaldo Ramos de Carvalho

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B

 

Possui graduação em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional (1983) e doutorado em Astronomia pelo Observatório Nacional (1988). Fez pós-doutorado em Caltech em 1988/1989 trabalhando com o Dr. George Djorgovski. Entre 1995 e 1997 foi Senior Research Fellow em Caltech, participando ativamente do projeto Digitized Palomar Observatory Sky Survey. Atualmente é professor da Pós-Graduação da Universidade Cruzeiro do Sul / Universidade Cidade de São Paulo Atua principalmente na área de Cosmologia Observacional com ênfase no estudo das propriedades globais de Aglomerados de Galáxias e nos aspectos ligados à evolução de galáxias elípticas em aglomerados e grupos de galáxias. Nos últimos anos tem coordenado o projeto SPIDER (Estudo sobre as propriedades globais de galáxias elípticas) juntamente com o Dr Francesco La Barbera (OAC/INAF – Itália). Membro do International Advisory Board do International Institute of Physics. É pesquisador com bolsa de produtividade do CNPq nível 1B. Seu parâmetro h é 39 (ADS). Possui 105 artigos publicados em revistas internacionais com arbitragem e cerca de 100 artigos de proceedings, totalizando cerca 4300 citações. Atualmente, Presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (2017 – 2020).

 

E-mail: reinaldo.carvalho@cruzeirodosul.edu.br

Currículo Lattes